Home > Geral > ESTÁGIO 6 – Aperfeiçoamento na Costa Lavos

ESTÁGIO 6 – Aperfeiçoamento na Costa Lavos

Realizou-se nos dias 30 Abril e 1 Maio 2011, um estágio para o Grupo de Alto Rendimento do COC na vertente orientação pedestre, que teve como objectivo o aperfeiçoamento técnico dos nossos atletas, criar espírito de grupo e preparar os nacionais de distância longa e estafetas que se avizinham.

Teve a parceria do Ori Estarreja e do Ginásio Clube Figueirense numa organização do COC.
O Traçado dos percursos foi da responsabilidade do professor Helder Ferreira e a parte logística e técnica do Albano João e Luís Tenreiro. Estiveram presentes neste estágio os atletas do COC seguintes:

– Paulo Franco
– André Cardeira
– Catarina Ruivo
– Mário Silva.
– Patrícia Casalinho
– Celso Moiteiro
– Joaquim Sousa
– Gildo Silva
– Fábio Bagagem
– No domingo juntaram-se mais 10 atletas extra GAR

A colocação de pontos foi assegurada por um conjunto de voluntários sócios do COC.
O Ori Estarreja esteve presente com 5 atletas e o Ginásio Figueirense com 8 atletas. Esteve ainda presente o Nelson Graça do CPOC. O alojamento em sistema de solo duro e os banhos foram disponibilizados pelo Ginásio Clube Figueirense.

O estágio teve vários treinos repartidos pelo sábado e domingo, de acordo com o seguinte programa:

Sábado: 29 Abril

  • 10.00 Horas – Mapa de Costa Lavos – Escala 1/15000 – Equidistância 2.5 m – 8.7 km

Percurso formal sob distância longa. Aperfeiçoar as opções em pernadas longas e navegação em mapa escala 1/15000. A colocação de pontos foi garantida por Albano, Monteiro, Isabel, Rosário, Rui Roberto, Bolrão, Tenreiro, Ilídio e Luis Pereira.

  • 12.30 Horas – Mapa da Praia da Leirosa – Escala 1/10000 – Equidistância 2.5 m – 3.1 km

Percurso em forma de duelo. Dois atletas de valia semelhante partiam em simultâneo, em que o percurso tinha a mesma distância e alguns pontos simultâneos. Treinar “pressão”.
A colocação de pontos foi garantida pelo Monteiro e Tenreiro

  • 17.30 Horas – Mapa Urbano da Costa Lavos- Escala 1/2500 – Equidistância 2.5 m – 1.6 km

Treino de estafetas a pares, com 2 percursos de distância e grau dificuldade idênticos.
Um atleta fazia um percurso, entregava o mapa ao colega que fazia o mesmo percurso, na transmissão o colega que tinha feito o 1º percurso pegava num outro mapa e fazia a sua estafeta, e que ao terminar o seu percurso entregava o mapa ao colega, para terminar a prova.  A colocação de pontos foi garantida por Albano João, Luis Tenreiro, Rui Roberto e Stepanka (GCF).

Domingo: 01 Maio 2011

  • 9.30 Horas – Mapa Costa Lavos – Escala 1/10000 – Equidistância 2.5 m- 4.6 km

Treino de estafetas a 3 atletas. Sistema igual ao oficial. Treinar pressão e aperfeiçoamento. A colocação de pontos foi garantida por Manuel Domingues, Carlos Monteiro, Isabel Monteiro, Anabela Vieito, Tó-Zé Silva, Bolrão, Tenreiro e Nuno Ferreira

  • 12.00 Horas – Encerramento do estágio

Conclusão:

O estágio foi bem planeado o que agradou á maioria dos participantes. Foi duro, como se desejava, e interessante em termos técnicos, sendo também desafiante e enquadrado nos objectivos propostos.

Esperamos que tenha sido proveitoso para todos os presentes e que os objectivos a curto prazo, boa prestação nos nacionais, e médio prazo, melhoria gradual da performance desportiva, sejam satisfeitos. De louvar e elogiar o bom convívio entre todos os envolvidos neste estágio.

Agradecemos a colaboração do Ginásio Clube Figueirense por nos ter disponibilizado o alojamento e aos voluntários que fizeram a colocação dos pontos no terreno.

Responsável GAR
Albano João

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *