Home > Geral > DNO – Dia Nacional Orientação

DNO – Dia Nacional Orientação

No âmbito do DNO Dia Nacional da Orientação, o COC promoveu na tarde de Sábado 07.05.2011 uma actividade para promoção e divulgação da orientação, tendo sido escolhido o Parque da Cerca na Marinha Grande, local onde teve inicio a cerimónia de abertura do WMOC 2008.

Foram colocados 30 pontos no terreno, preparados 4 percursos distintos, o mais curto com 600 mts e o mais longo com 2,5 km e impressos muitos mapas de modo a que todos os presentes pudessem levar consigo e como recordação do DNO o mapa ou os mapas do percurso ou dos percursos que realizaram.

Às 14h00 começou a montagem dos pontos e minutos antes das 15h00 começaram a chegar os curiosos despertados pela cor e movimento dos cerca de 15 sócios do COC que equipados a rigor iam montando os pontos no terreno e a logistica da actividade.

A Sara Roberto ia registando os nomes dos participantes, a Isabel, a Rosário, a Patricia, o Manuel Domingues iam dando as explicações básicas sobre o mapa, terreno, referências lineares, estaca, prisma, cartão de controlo e outros detalhes. De vez em quando a Rosário desdobrava-se nas suas tarefas e ia aos baloiços ou junto dos meros utentes do parque recrutar novos participantes.

Depois destas explicações, munidos do mapa e do cartão de controlo, os participantes iniciavam a sua aventura pela modalidade, percorrendo o parque na busca atenta dos pontos e com manifestas provas de alegria quando a sua busca era coroada de sucesso.

Mas que população frequenta habitualmente o Parque da Cerca nas tarde de Sábado? Engraçado que maioritariamente jovens mães ou jovens pais, com filhos entre os 3 e os 7 anos e que faziam depois 2 ou 3 percursos a pares. No final apesar da respiração ofegante e de algum suor a correr pela testa, o que mais ouvimos dizer foi mesmo “engraçado, gostei, quando e onde podemos voltar a participar”


Mas pelo meio do parque andava o Carlos Vale a recolher fotos que nos ajudam a testemunhar este DNO 2011 e que ainda mal acabou e já nos pôs a pensar no DNO de 2012. Pena é que a máquina fotográfica não tenha som, pois se tivesse de entre expressões curiosas e divertidas, uma ficou-nos gravada quando mãe e filha discutiam a opção a tomar para abordarem o ponto, tendo prevalecido a opção da mãe. Chegados ao ponto deparam-se com o ponto errado e de imediato dispara a filha “Mãe tu enganaste-me!!!”

“Mãe tu enganaste-me!!!”

Para o histórico ficam o registo de que participarem neste DNO 68 pessoas, muitas delas tiveram hoje o seu primeiro contacto com a modalidade. Agradável ver que depois de fazerem o primeiro percurso iam para o segundo e muitos dos participantes ainda fizeram o terceiro.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *