Home > Geral > Orientação aconteceu no Parque Verde

Orientação aconteceu no Parque Verde

Fotografia de Carlos Palheira

Nem a chuva nem o arco iris quiseram faltar à atividade de Orientação organizado pelo COC – Clube de Orientação do Centro.

O Parque Verde em Leiria foi o local escolhido para a realização da atividade de iniciação e treino de Orientação pedestre, que se realizou em 28 de outubro entra as 15h00 e as 18h00.

Foram preparados 2 percursos para a iniciação, com o percurso Branco cujos pontos de controlo estavam quase todas nas referências lineares, enquanto o percurso Amarelo alternava a progressão entre as referências lineares e áreas com visibilidade, apelando, nalgumas pernadas, à utilização de fáceis referências, maioritariamente vegetação, para a navegação e escolha de itinerário.

Para o treino de aperfeiçoamento e melhoria de algumas competências, foram preparados também 2 desafios. O percurso Laranja, com a distância de aproximadamente 3,6 km e 20 pontos de controlo, apelava a uma rápida execução e a uma memorização das referências e do itinerário escolhido.

O segundo desafio visava trabalhar a memória e a decisão estratégica da opção de percurso, pois consistia em visitar 22 pontos de controlo, pela ordem escolhida pelo praticante, no mais curto espaço de tempo e sem repetir qualquer ponto.

Esta primeira atividade, aberta a todos os que nela quiserem participar, contou com a presença de 20 participantes, 5 dos quais crianças até aos 10 anos sendo que 11 não são sócios e atletas do COC.

Lembramos que estão já agendadas novas atividades, nomeadamente em 19 de Novembro pelas 09h45 no Jardim da Almuinha (ponto encontro estacionamento junto às Piscinas) e 17 de Dezembro no mesmo horário mas nas Sismarias em Leiria (ponto de encontro nas instalações do ACS).

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *