Home > Clube > Orientação aconteceu no Jardim da Almuinha

Orientação aconteceu no Jardim da Almuinha

O Sol e o céu Azul marcaram presença na atividade de Orientação organizado pelo COC – Clube de Orientação do Centro.

O Jardim das Almuínhas foi o palco escolhido para mais uma atividade de iniciação e treino de Orientação pedestre, realizado nesta manhã solarenga de 19 de novembro, atividade que ocorreu entre as 9h45 e as 11h15.

Esta segunda atividade, aberta a todos os que nela quiseram participar, contou com a presença de 36 participantes, 26 não sócios do clube, sendo desse grupo 6 crianças com idades até aos 10 anos.

Para a iniciação estavam preparados 2 percursos. O percurso BRANCO com 600 mts e 8 pontos de controlo, sempre com os participantes a percorrerem caminhos pedonais e sem terem de inverter sentido de progressão. Depois o percurso AMARELO, com cerca de 900 mts e 14 pontos de controlo, com os participantes a percorrerem caminhos pedonais, mas podendo progredir em áreas abertas e com boa visibilidade, alterando algumas vezes o sentido de progressão e consequente necessidade e cuidado de colocar ou manter o mapa orientado, face ao terreno.

Para o treino avançado, preparou-se o percurso LARANJA, com 2.100 mts e 20 pontos de controlo. O treino visava trabalhar a componente física apelando a uma rápida execução e, simultaneamente, a análise do mapa em corrida para a escolha da melhor opção para o ponto de controlo seguinte (antecipação da pernada) com um trabalho de memorização das referências e do posicionamento do ponto de controle no terreno.

Para fechar a “Manhã Orientada” e bem iluminada pelo astro rei, nada melhor do que exercitar também a mente. Para isso estava preparado o SCORE 100, em que os participantes tinham o desafio de encontrar a melhor estratégia para visitar vários pontos de controle, cada um com uma pontuação distinta, para no final o somatório da pontuação angariada em cada visita somar rigorosamente 100 pontos, no menor tempo possível.

Temos já agendado o próximo treino aberto para 17/12 das 9.15h às 11.15h nas Sismarias em Leiria, sendo o local de encontro nas instalações do ACS (Atlético Clube das Sismarias).

Coordenadas: 39.756866 -8.825258

Inscrição gratuita em

https://forms.gle/tAithpiAoVREh3ju7

A inscrição tem como finalidade garantir que teremos mapas impressos para todos os que quiserem aparecer, preferencialmente trazendo amigos e familiares.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *