Home > Clube > ORIENTAÇÃO – DA ESCOLA À NATUREZA, CRESCER BRINCANDO

ORIENTAÇÃO – DA ESCOLA À NATUREZA, CRESCER BRINCANDO

Na preparação para a realização de um evento internacional que se enquadrasse em Leiria 2022 Cidade Europeia do Desporto, foi decidido a realização do Leiria City Race 2022 pontuável para os circuitos Portugal e Euro City Race, evento que nos permitiria mostrar e mediatizar a modalidade e, simultaneamente, tentar captar novos participantes e dai conseguir mais praticantes/sócios para o COC.

Para o efeito foi necessário cartografar de novo toda a cidade de Leiria no âmbito das novas regras de cartografia (ISSprOM 2019) ampliando o mapa para áreas nunca cartografadas. Este desafio de cartografia contou com o apoio da Câmara Municipal de Leiria, que havia lançado o desafio ao COC para o evento internacional no Concelho.

Porque o histórico já nos mostrou que a Escola é uma das portas de entrada na modalidade, porque é importante criar hábitos de prática desportiva na nossa juventude e porque a Orientação é uma modalidade desportiva de baixo risco e que pode ser praticada em cenário pandémico que vivemos desde 2020, o COC fez uma aproximação às várias Escolas da cidade, tendo encontrado uma grande abertura das mesmas, nascendo dai o projecto “Orientação – Da escola à natureza, crescer brincando”.

Assim e quando o cartografo Rui Antunes iniciou os trabalhos em Leiria, contactamos e obtivemos o consentimento para que as Escolas fossem todas cartografadas. Com as Escolas cartografadas poderemos sempre levar os percursos a esses espaços, por norma não acessíveis e, simultaneamente, partilhando com os professores o excerto de mapa da Escola, proporcionar a oportunidade de os Professores passarem a poder ter a Orientação como mais uma modalidade desportiva disponível para as suas aulas.

Rapidamente se percebeu que a escala de competição 1:4.000 era demasiado generalizada, não proporcionando as melhores condições para a prática de Orientação no interior do espaço Escola. Assim e de imediato, aproveitando este trabalho se alteraram os mapas para uma escala 1:1.000, muito mais detalhada e com simbologia especifica para objectos habituais nas Escolas.

Foram então cartografadas na escala 1:1.000 e com a simbologia (palete) Escola as seguintes Escolas, algumas já fora da área do mapa de Leiria elaborado para o evento internacional:

  • Escola Secundária Francisco Rodrigues Lobo

  • Escola EB 2+3 D. Dinis

  • Escola EB 2+3 Correia Mateus

  • Escola EB 2+3 José Saraiva

  • Escola EB 2+3 de Marrazes

 

 

 

 

 

 

 

 

Com estes mapas específicos para as Escolas, foi possível que cada uma das Escola celebrasse com a Federação Portuguesa de Orientação (FPO) um protocolo, recebendo um conjunto de 50 placas para a marcação de pontos de controle permanentes, conforme se pode constatar nas fotografias que se seguem.

                                                             

Com o apoio do COC foram elaborados diversos percursos e exercícios e impressos mapas criando assim condições para a iniciação e prática da Orientação como modalidade inserida no programa curricular.

Entretanto e com a adesão de vários professores das diversas escolas a associarem-se ao desafio, constatou-se a necessidade de que seria útil e oportuno a realização de uma acção de formação para os professores, a qual foi então agendada e articulada entre o Centro de Professores e a FPO, entidade que assumiu os custos desta acção de formação.

Depois da iniciação à Orientação ministrada pelos professores, disponibilizou-se o COC e prontamente foi aceite pelos professores, a realização de diversas actividades nas Escolas, com percursos mais desafiantes a pôr em avaliação os conhecimentos já adquiridos pelos alunos, com sistema de controle de percursos com estações electrónicas nos pontos de controlo a permitir a sua cronometragem e a sua realização em muito similar a uma prova oficial.

Foram feitas actividades durante todo o dia na Escola Secundária Francisco Rodrigues Lobo com a participação de cerca de 600 alunos e outra actividade na Escola EB 2+3 Correia Mateus com a participação de cerca de 400 alunos.

 

 

 

 

 

 

E porque a ambição foi crescendo foram realizadas também actividades no exterior da escola, a primeira no Regimente de Artilharia nº 4 que também o COC já o cartografou e depois mais tarde na Escola Secundária de Marrazes com o percurso a percorrer a Mata de Marrazes. Nestas 2 actividades participaram alunos que integram o grupo equipa de Multiatividades do desporto escolar, das Escolas Francisco Rodrigues Lobo, EB 2+3 D. Dinis, EB 2+3 Correia Mateus, Escola EB 2+3 de Marrazes, Colégio Nossa Srª de Fátima e Escola EB 2+3 da Caranguejeira.

De forma mais autónoma, também a Escola Secundária Domingos Sequeira foi realizando actividades de Orientação integradas no programa curricular dos seus alunos, actividades desenvolvidas quer no espaço escola quer no exterior da escola na zona urbana entre o Estádio Municipal e o Bairro dos Capuchos.

Infelizmente e por razões de intempérie do dia do seu agendamento (8 de Abril), não se realizou a actividade da EB 2+3 Correia Mateus que iria ter lugar no Centro Nacional de Lançamentos e Jardim da Almuinha, actividade que se inseria nas comemorações do Dia Mundial da Actividade Física, na qual participariam alunos e professores.

No dia da Espiga (Maio) o Colégio Nossa Srª de Fátima realizou uma actividade de Orientação em Leiria, com uma interessante componente pedagógica, pois os pontos de controlo estavam colocados junto de arvores das diversas espécies que se encontram na cidade, sendo que os alunos tinham que responder a questões relacionadas com essas e outras arvores.

Em 1 de Junho, a pedido da Direcção do Centro Escolar dos Parceiros, realizamos mais uma actividade de Orientação, desta feita com um Maze e tendo como participantes os alunos do 1º ao 4º ano.

Para toda esta actividade foi necessário a cooperação e colaboração de vários sócios do COC que desenvolveram trabalhos de cartografia, elaboração de percursos, arranjos gráficos, impressão e plastificação de mapas, colocação do sistema de controlo electrónico no terreno, sempre acompanhados pelos professores das diversas escolas envolvidas. O COC colocou todo o seu material à disposição destas actividades, tendo-se constatado que, a aquisição de mais algum material, ajudará a conseguir mais e melhores actividades para este universo de população jovem.

Terminou o ano escolar, mas CRESCER BRINCANDO DA ESCOLA À NATUREZA vai continuar a ajudar meninos e meninas a crescerem brincando, a adquirirem hábitos saudáveis de prática desportiva e colaborar com os professores de EF renovando os seus conhecimentos e formas de abordagem da modalidade de orientação, tornando-a mais atractiva para todos, especialmente para os alunos.

Temos já pedidos para assim que possível e de modo a estarem concluídos no início do próximo ano lectivo, a elaboração de mapas na escala 1:1.000 com a respectiva simbologia, das seguintes Escolas:

  • Escola Secunda Afonso Lopes Vieira (Gândara dos Olivais)
  • Escola Secundária Domingos Sequeira (Leiria)
  • Escola EB 2+3 da Caranguejeira
  • Escola Secundária da Batalha.

Quando do início do ano lectivo voltaremos a reunir com os professores para planearmos a nossa intervenção quando necessária, assim como o agendamento de actividades a realizar nas escolas ou no exterior e onde a nossa presença e colaboração possa ser útil.

“Quantos de nós se lembram de correr pelo bairro, correr pelos campos à volta da casa dos nossos avós ou pedalar para ver quem chegava primeiro ao rio. Eramos desafiados pelos nossos amigos e vizinhos para estes duelos que pretendiam apurar o mais rápido ou apenas quem conseguia chegar a determinado local. Pensávamos o local de destino e traçávamos na nossa cabeça o melhor caminho… o trajeto mais rápido para fazer a correr ou de bicicleta.

Antes de darem a partida, sentíamos aquele friozinho na barriga, ouvíamos o 3,2,1 e partida. E lá íamos, passávamos por uma árvore e decidíamos virar à direita, passávamos pela casa da tia Maria e decidíamos se seguíamos em frente ou virávamos à esquerda, conscientes que as nossas decisões nos levavam à meta pelo caminho mais rápido. Como o nosso coração batia rápido!

Quando chegávamos ao destino confiantes que a nossa estratégia e o nosso desempenho físico haviam sido os melhores, tudo podia ter acontecido éramos os primeiros e outras vezes… não. Mas o resultado não importava, a verdade é que sentíamos uma liberdade inigualável por estarmos ao ar livre, na rua ou na Natureza, e essa sensação era o nosso prémio”.

Julho de 2022

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *