Home > Geral > Campeonato Nacional Absoluto 2019

Campeonato Nacional Absoluto 2019

COC Campeão Absoluto em Femininos e Vice-campeão em Masculinos.

COC 2º classificado no ranking nacional de clubes 2019 na vertente de orientação pedestre.

Disputou-se no fim-de-semana de 23 e 24 de Novembro nas encostas de Monsaraz, o Campeonato Nacional Absoluto de Orientação Pedestre, encerrando-se assim com chave mesclada de ouro e prata a época 2019.

COC revalidou o título colectivo feminino, ao conquistar brilhantemente mais este campeonato muito disputado. No que respeita aos masculinos, sagraram-se vice campeões.

O campeonato iniciou-se no sábado com a disputa das qualificatórias em mangas muito idênticas em distância, desnível, número de pontos, grau de dificuldade, com a participação de 60 atletas do mesmo género em cada manga, apurando-se para a final os 60 melhores tempos de cada género. No domingo disputou-se a final, sendo o primeiro a partir o 60º tempo da qualificatórias enquanto o melhor tempo da qualificatórias é o ultimo a partir.

Para a disputa do título colectivo feminino o COC apurou 12 atletas e contaram para a classificação colectiva as suas 5 melhores classificadas, nomeadamente Helena Lima 4ª, Susana Pontes 6ª, Patrícia Casalinho 9ª, Adelindina Lopes 13ª e Catarina Castelão 14ª.

Destaque nas femininas para o 4º lugar de Helena Lima no sue ultimo ano de júnior. Venceu a atleta do CPOC Mariana Moreira.

Para a disputa do título masculino o COC apurou 11 atletas e contaram para a classificação colectiva os seus 5 melhores classificados, nomeadamente Rodrigo Oliveira 11º, André Ramos 13º, Rui Botão 14º, Gildo Silva 15º e Paulo Franco 18º.

Destaque para o 11º lugar de Rodrigo Oliveira no seu primeiro ano de júnior e para a o homogeneidade da equipa masculina. Venceu o atleta do Clube de Montanha do Funchal Tiago Romão.

Este campeonato tem especificidades interessantes, como são a necessidade de um conjunto de atletas de cada género igual ou superior a 5 elemento a apurarem-se para a final, a homogeneidade dos seus elementos, os seus bons resultados e tem revelado sempre muito útil a participação dos menos jovens e mais experientes, que habitualmente fecham a equipa e contribuem com o seu resultado individual para o global, como foi o caso em 2019 nos femininos e masculinos.

A organização destes campeonatos esteve a cargo da ADFA – Delegação de Évora, que brindou os presentes com um agradável fim-de-semana e um evento de bom nível.

Com esta prova encerrou-se a época desportiva de 2019 com o COC a conquistar o 2º lugar do ranking nacional de clubes de orientação pedestre a que se junta o 3º lugar no ranking de clubes de Ori Btt.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *