Acção na Oceânia

Em busca de mais uma aventura no outro lado do Mundo, o COC viajou até à Austrália, e participou no “Oceânia Orieentering Carnival 2011” – Campeonato de Orientação da Oceânia, que teve a participação das selecções Australiana e Neozelandeza.

O campeonato contou com 7 dias de provas de orientação, quatro delas World Raking Event – WRE

Oceania Long Distance e Middle Distance Championships;

Oceania Sprint Distance e Australian Long Distance Championships.

Nestas quarto provas participaram os atletas do COC, Raquel, Tiago e Mariana Sacchetti.

” Para quem pisa pela primeira vez o terreno Australiano, posso dizer-vos que o receio e ansiedade era um bocadinho maior que o normal.

Entre pássaros enormes e barulhentos, cangurus de grande porte, muitas rochas e chuva, a estreia não podia ter sido pior.

Após 1h30 de prova, onde me cruzei com mais cangurus que atletas, sem bússola e desorientada no meio de uma imensidão de pedras e arbustos, tive que atalhar para a arena, falhando assim, os últimos pontos. Foi a minha estreia em MP.

O mapa do segundo dia foi bem diferente, já sem os assustadores pássaros e cangurus. Tratava-se de um antigo terreno de exploração de ouro, com muitos muros de terra, a maioria deles feitos pelo Homem, aquando da altura das explorações. Entre muros, escavações e vegetação densa, a progressão no terreno tornou-se ainda mais lenta que no dia anterior.

O mapa não apresentava curvas de nível, tendo-nos sido apenas fornecida a indicação de que o terreno apresentaria um declive de 30 metros entre a cerca a SE e o ribeiro Yackandandah.

O nosso terceiro dia de prova foi uma semana depois, onde participámos no SPRINT, em escalão elite.

Estava muito nervosa, não tinha bússola e não encontrei o triângulo de partida. Lá me “colei” a uma atleta, mas faltaram-me as forças nas pernas. Só via pedras, troncos e tocas de Wombat, e perguntava a mim mesma onde é que aquilo era um terreno de rápida progressão. Cola aqui e cola acolá, lá cheguei ao fim, toda contente, mas só depois vi que mais uma vez falhei um ponto e fiz o meu segundo MP em apenas 3 provas.

Por fim, quarto e último dia de prova, não havia nada a perder. Entrei no mapa muito descontraída e foi das provas mais divertidas que me lembro de ter. Consegui um segundo lugar que me soube como se fosse o primeiro!

Assim terminaram uns fantásticos dias de convívio, orientação, desorientação e troca de experiências, num ambiente bem diferente daquele a que estávamos acostumados.

Ver a Mariana a disputar, com outra menina, a carcaça de um canguru que encontrou na floresta, é coisa que não se vê todos os dias! “.

Texto de Raquel Sacchetti

 

6 Respostas

  1. helder Says:

    Bem, que grande aventura em terrenos cheios de seres vivos que não encontramos nos pinhais cheios de resina!! 🙂 Parabéns aos nossos amigos que se encontram do outro lado do mundo.. bjs e abraços
    PS: carcaça de canguru a ser disputado, essa está boa, grd Mariana!

  2. Cátia Marques Says:

    Gabo-vos a coragem para enfrentar “terrenos” como os que vocês apanharam…cangurus, até que são amistosos, agora tudo o que venha a mais, não sei se chegava ao fim inteira, sim porque bo…. toda. Saudades.

  3. Raquel Sacchetti Says:

    Cátia, os cangurus são amistosos ao longe e paradinhos heheh quando passam por nós aos saltos até o chão treme! lolll
    Cobras tb há lá muitas, essas nem as vi, porque havia alturas que o melhor era mesmo fechar os olhos! hehehhe saudades muitas….
    ah, quando regressar a PT, já sei, tenho que pagar um leitão 🙂

  4. Rui Antunes Says:

    Continuação de boa estadia por aí.
    Divirtam-se muito e sejam felizes que é o mais importante.

    Beijos para todos

    Antunes

  5. Cátia Marques Says:

    Será que não podem vir até PT para o mês de Dezembro?? Assim comemoravam com o resto da familía a vitória do COC na prova de Coruche…enfim e clro para o tão desejado almoço de Natal. Muitas, muitas, ….saudades.

  6. Paulo Fernandes Says:

    caros Amigos Orientistas,

    Muitos Parabéns pela Grande Aventura!
    (que inveja…)
    Divirtam-se…

    Saudações,
    Paulo

Deixe um comentário

Nota: A moderação de comentários está activa, o que vai atrasar a sua publicação. Não há necessidade de re-enviar o seu comentário.