Home > Ori-Pedestre > COC EM 2º LUGAR NO TROFÉU DE ORIENTAÇÃO DE ALIJÓ

COC EM 2º LUGAR NO TROFÉU DE ORIENTAÇÃO DE ALIJÓ

O Clube de Orientação do Centro (COC) esteve representado por uma delegação de 52 atletas, no Troféu de Orientação de Alijó (Douro de Orientação), que decorreu de 3 a 5 de Outubro de 2009, onde obteve o 2º lugar colectivo entre 39 clubes participantes. Este evento pontuou para o Ranking Nacional (Taça de Portugal) de Orientação Pedestre e foi organizada pelo OriMarão.

Douro_de_Orientacao

O Troféu de Orientação de Alijó, que decorreu sob o mote “Douro de Orientação”, foi composto por 3 provas: uma prova de distância média no sábado (03 Out), uma prova de sprint no domingo (04 Out) e uma prova de distância longa na segunda-feira (05 Out).

douro_orientacao

A prova de distância média decorreu na parte sul do mapa de Botelinha, poucos quilómetros a Norte de Alijó. Sendo um terreno de relevo médio, situado entre os 600 e 750 metros de altitude, permitindo boa progressão e alternando com vegetação rasteira característica de terrenos de altitude, com poucos caminhos e trilhos, onde predominavam elementos característicos associados ao relevo como cotas, colinas, reentrâncias, buracos, pedras e escarpados e pormenores de vegetação, esta prova exigia dos atletas uma leitura detalhada do mapa e uma elevada concentração ao longo de todo o percurso.

Foto_aerea_dia_1

Imagem aérea de Botelinha – Sul (clicar para ampliar). Fonte: Google Earth.

Dist_Media_Alijo

Mapa de Botelinha – Sul (clicar para ampliar)

A prova de sprint decorreu na vila de Alijó. Sendo essencialmente uma prova urbana, constituida principalmente pela parte antiga da vila de Alijó, com relevo médio, os percursos visitavam alguns parques e jardins e caracterizaram-se pela rapidez de leitura do mapa e tomada de decisão.

Foto_aerea_dia_2

Imagem aérea de Alijó (clicar para ampliar). Fonte: Google Earth.

Sprint_Alijo

Mapa de Alijó (clicar para ampliar)

A prova de distância longa decorreu na parte norte do mapa de Botelinha, poucos quilómetros a Norte de Alijó, começava e acabava na povoação de Vale de Mir e o traçado dos vários percursos decorreu em sobreposição com parte do terreno que tinha sido utilizado na prova de distância média e, como tal, com características semelhantes, às daquela prova.

Foto_aerea_dia_3

Imagem aérea de Botelinha – Norte (clicar para ampliar). Fonte: Google Earth.

Dist_Longa_Alijo

Mapa de Botelinha – Norte (clicar para ampliar)

De referir ainda que os mapas onde decorreram as provas de distância média e longa (Botelinha – Alijó) foram efectuados pelo cartógrafo Rui Antunes, que é também atleta do COC.

Apesar das previsões meteorológicas apontarem para muita chuva durante o fim-de-semana prolongado, só no último dia é que se verificou a ocorrência de alguns aguaceiros, com uma temperatura bastante amena e agradável para a prática da Orientação.

– – – – – – – – – –

O evento contou com a participação de 495 atletas, dos quais 52 do COC. Entre os atletas do COC, destacam-se as seguintes classificações individuais:

1.ºs Lugares

Anabela Vieito (D40)

Luísa Mateus (D45)

Isabel Monteiro (D50)

Albano João (H50)

António Ferreira (H13)

Susana Domingos (Vet F B)

2.ºs Lugares

Catarina Ruivo (DE)

Tiago Romão (HE)

Mário Santos (H45)

3.ºs Lugares

Inês Domingues (D17)

Patrícia Casalinho (DE)

Manuel Domingues (H50)

Para ver os resultados de todos os atletas do COC, clicar aqui.

Em termos colectivos, o COC (Leiria) classificou-se em 2.º Lugar, com 5111,0 pontos, a 74,2 pontos do Grupo Desportivo 4 Caminhos (Matosinhos) que venceu colectivamente. Em 3.º Lugar classificou-se o Clube Português de Orientação e Corrida (Oeiras), apenas 0,4 pontos atrás do COC. Para a “fuga” do 1.º Lugar ao COC contribuíu o facto de o Clube, nos 3 dias do evento, ter contado apenas com 6 jovens, quando pontuam os 7 melhores.

Para ver os resultados colectivos completos, clicar aqui.

– – – – – – – – – –

Algumas fotografias do evento

(Fotos de Gildo Silva)

IMG_0840

José Bolrão (clicar para ampliar)

IMG_0849

Mário Santos (clicar para ampliar)

IMG_1026

António Ferreira (clicar para ampliar)

IMG_1029

Inês Domingues (clicar para ampliar)

IMG_1031

Susana Domingos (clicar para ampliar)

IMG_1038

Isabel Monteiro (clicar para ampliar)

IMG_1042

Anabela Vieito (clicar para ampliar)

IMG_1057

Catarina Ruivo, Tiago Romão e Patrícia Casalinho (clicar para ampliar)

IMG_1059

2.º Lugar por Clubes

– – – – – – – – – –

Artigo por Mário Santos

http://www.coc.pt/wp-content/uploads/2009/10/IMG_0849.JPG

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *