Home > Ori-Pedestre > WOD – Dia Mundial da Orientação em Penamacor

WOD – Dia Mundial da Orientação em Penamacor

O Dia Mundial da Orientação também foi assinalado em Penamacor. A iniciativa contou com quase quatro centenas de participantes

Foram preparados 6 desafios para os participantes, tendo em atenção as respectivas idades de modo a que o sucesso e a boa execução de cada desafio fosse sempre exequível.


O Dia Mundial da Orientação – WOD (sigla em inglês) também passou por Penamacor, no dia 23 de maio. Os mapas desta edição apresentaram como pontos dos percursos elementos reais do património natural, militar, religioso, civil, entre outros, dando a conhecer o território de Penamacor de uma forma didáctica.

6 foram os desafios preparados para os participantes, tendo em atenção as respectivas idades.

 

O resultado foi bastante positivo, com os 397 participantes desta edição a descobrirem o património cultural e natural da vila através deste desporto. Os desafios deste ano contemplavam marcas de judiaria, flores, pontos de água ou portas de casas como balizas, o que permitiu uma maior interacção e momentos de partilha com a população penamacorense. Além disso, sendo estas balizas marcas do património natural e histórico da vila permitem que os mapas usados sejam sempre atuais, podendo ser usados além deste Dia Mundial da Orientação, de forma lúdica ou por desporto. Foram várias as instituições do concelho que participaram na actividade, como a EB23 Ribeiro Sanches, o Centro Escolar, a Escola Internacional de Penamacor, a Academia Sénior da ADRACES, o Instituto Pina Ferraz, o Jardim Escola Nossa Srª das Dores e os Bombeiros Voluntários, mas também instituições de fora do município como a Escola Frei Heitor Pinto da Covilhã ou mesmo cidadãos que decidiram participar na iniciativa.

O WOD – World Oriennteering Day resultou de uma organização conjunta entre a Câmara Municipal, o COC – Clube de Orientação do Centro e o Agrupamento de Escolas Ribeiro Sanches. A iniciativa, que é assinalada em todo o mundo, pretendeu proporcionar às comunidades escolares e população em geral da região da Beira Baixa e zona transfronteiriça, uma experiência única através da mobilidade orientada para a descoberta, observação e sensação.

Recorde-se que Penamacor recebeu o primeiro grande evento internacional de orientação em 2016 com o Portugal O’ Meeting (POM), sendo o maior evento desportivo da modalidade que anualmente se realiza no país, e, dois anos depois, acolheu o Penamacor Internacional O’ Meeting (PIOM).

Esta foi a segunda edição do WOD em Penamacor e que se pretende repetir em 2019 e anos seguintes.

Vice Presidente da Câmara Municipal e a Srª Vereadora partindo o bolo comemorativo do WOD

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *