Home > Clube > Helena Lima e COC (femininos) conquistam Campeonato Nacional Absoluto 2017

Helena Lima e COC (femininos) conquistam Campeonato Nacional Absoluto 2017

Helena Lima, sagrou-se campeã nacional absoluta 2017, batendo Adelindina Lopes por 55 segundos que se sagrou vice campeã, com a Susana Pontes ainda a conquistar um lugar no pódio individual com o 4º posto.

O excelente desempenho feminino das atletas do COC não ficou por aqui, pois às 3 atletas atrás referidas, juntaram-se Inês Domingues e Catarina Castelão na conquista do título nacional Absoluto no género feminino.

A classificação colectiva é apurada pelo somatório dos tempos dos 5 melhores classificados na final, tendo o COC participado com 13 atletas femininas, previamente apurados na etapa disputada na véspera.

Muito meritório foi também o desempenho masculino, com o segundo lugar colectivo conquistado pelo COC, logo atrás do ADFA apenas 11m17s. Ao nível individual Paulo Franco garantiu lugar no pódio com o seu 5º posto, seguindo-se Tomás Lima, Manuel Oliveira, Gildo Silva e Joaquim Sousa.

Para a final masculina foram 7 os atletas do COC que conseguiram o apuramento.

Para além dos excelentes resultados obtidos, importa referir que vários atletas apurados para a final e que estiveram nos lugares de destaque classificativo, são ainda jovens, como Helena Lima, Inês Domingues, Tomás Lima e Manuel Oliveira.

Os campeonatos disputaram-se em Pavia no Concelho de Mora, no fim-de-semana alargado de 1, 2 e 3 de Dezembro, tendo a organização estado a cargo do CPOC (Clube Português de Orientação e Corrida) com os apoios da FPO, da Camara Municipal de Mora, Junta de Freguesia, proprietários dos terrenos e outras entidades e instituições da região.

Terreno aberto, típico de montando alentejano com bons recortes de relevo, elementos rochosos, excelente progressão de corrida face à reduzida vegetação arbustiva, com algumas zonas onde essa vegetação aparecia com mais intensidade bem aproveitada pelo traçado dos percursos a aumentar o desafio apresentado aos participantes.

Com esta prova chegou ao fim a época desportiva de 2017 na qual o COC conquistou o 2º lugar do ranking nacional, tendo-se sagrado vencedor o ADFA Delegação de Évora.

ET: Agradecimento aos autores das fotos, Isabel Saraiva, Luís Sérgio, Cátia Marques, Hélder Ferreira, A lente do Giló…

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *