Home > Ori-Pedestre > Dominio Nórdico no Osso da Baleia

Dominio Nórdico no Osso da Baleia

Decorreu hoje a primeira etapa do XIV Meeting de Orientação do Centro, tendo como vencedores a Suiça Simone Niggli e o Norueguês Olav Lundanes, etapa pontuável para o ranking mundial que desafiou mais de 1000 participantes para uma etapa de Distância Longa.

IMG_0858

A Praia do Osso da Baleia recebeu a primeira etapa do XIV Meeting de Orientação do Centro, uma organização do COC – Clube de Orientação do Centro com os apoios da Câmara municipal de Pombal, Junta de Freguesia do Carriço e Federação Portuguesa de Orientação Federação Portuguesa de Orientação. A Mata do urso ofereceu um mapa totalmente novo num pinhal com 75 a 79 anos de idade nunca antes cartografado e muito pouco percorrido pelo homem. A manhã esteve fresca mas fantástica para a modalidade criando as condições ideais para a etapa de distância Longa que testou as capacidades físicas e técnicas dos mais de 1000 participantes, metade dos quais estrangeiros.

A etapa representou um grande desafio, tanto na vertente física, onde os percursos da elite chegaram aos 18.3 km, como nas características técnicas, com um sobe e desce constante, um micro-relevo a exigir máxima atenção na aproximação aos pontos e a areia solta que permitiram escalonar os mais aptos e melhores.

Olav Lundanes (Halden SK) foi o vencedor na Elite Masculina, cumprindo o seu percurso em 1:29:24. Atrás de si classificaram-se Matthias Kyburz (Swiss O’Team) e Leonid Novikov (Belgorod Spartak), com mais 26 e 40 segundos respectivamente que o vencedor. Quanto á Elite Feminina, Simone Niggli (Swiss O’Team) levou a melhor sobre as suas adversárias, cumprindo a sua prova em 1:06:26. Na segunda e terceira posição classificou-se Ida Bobach (OK PAN) e Eva Jurenikova (Halden SK), com os tempos de 1:09:42 e 1:10:14, respectivamente. Entre os portugueses, Tiago Aires, na 21ª posição com um registo de 1:40:48 e Maria Sá, com 1:38:10, correspondente ao 34º lugar, foram os melhores representantes Portugueses.

Saudações

COC – Clube de Orientação do Centro

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *