Home > Geral > Orientação em Família

Orientação em Família

No âmbito do plano de actividades para 2012, inserido nos seus objectivos globais que se focam na divulgação da modalidade, do clube e na captação de novos sócios e praticantes da modalidade, o COC vai levar a efeito mais uma actividade de Orientação – Orientação em Família no dia 22 de Abril na Mata de Marrazes, Leiria.

Depois de ouvir um grupo de sócios, maioritariamente famílias que estão no Clube (Pais e filhos) e aproveitando resultados de um trabalho de pesquisa efectuado pela Professora Márisa Barroso com o trabalho de campo realizado no POM 2010, o COC focaliza esta actividade num dos núcleos da sociedade que mais pessoas traz para a Orientação A FAMILIA.

Pensou-se num local de fácil acesso, agradável e de baixo grau de dificuldade para primeiro contacto com a Orientação. Mas sendo a orientação um desporto em floresta para lá teríamos que ir e assim escolhe-se a Mata dos Marrazes, local onde o COC já organizou 2 provas regionais a primeira em 23 de Fevereiro de 2003 e a segunda em 6 de Junho de 2004 que acabou com um super sprint no anfiteatro natural ali existente.

Mapa desenhado de novo, sob critérios actualizados assim nos brinda o Rui Antunes com mais um dos seus trabalhos de qualidade superior. Curioso será os mais antigos na modalidade, que tendo estado cá em 2003 ou 2004 e agora voltem, possam comparar as 2 versões do mapa.

Centrando-nos agora na actividade, ela é composta por 5 percursos pedestre e como novidade um percurso Trail O (ori precisão adaptada, também praticável por pessoas portadoras de deficiência motora).
Cada sócio terá que trazer uma nova família à actividade e vai disponibilizar-se para estar mais cedo no terreno a montar a actividade e a acompanhar grupos/famílias quando estas realizarem os seus percursos, de modo a poderem ir explicando a modalidade na sua essência e nos seus diversos aspectos (mapa, bússola, ponto de controlo, estaca, azimute, etc.)

O COC tem então preparado um conjunto de 4 percursos, devendo as famílias (pode participar-se individual, a pares ou em grupos) começarem por realizar o AEIOU ORIENTA-TE percurso com 410 mts, 7 pontos de controlo, todos eles colocados em cruzamentos de caminhos de modo a que o participante em cada ponto de decisão tenha uma referencia de localização, minimizando assim o risco de se perderem. Concluído este percurso segue-se o ABC ORIENTA-TE percurso com 810 mts, 14 pontos de controlo, com nível técnico similar ao anterior percurso. Nestes pontos de controlo, pensando nos pequeninos, a identificação da baliza faz-se também pela colocação de um boneco no ponto de controlo igual ao que consta no cartão de controlo.

Depois das noções básicas adquiridas nestes 2 percursos, os participantes terão dois desafios ou duas aventuras. DESAFIO EM FAMILIA é o nome do percurso com 1,5 km, 17 pontos de controlo, maioritariamente colocados em referências lineares (caminhos ou cruzamento de caminhos) ou em detalhes de relevo ou objectos muito perto de caminhos (sempre a menos de 20 mts). A GRANDE AVENTURA é o percurso aconselhado para fechar esta sequência de percursos, com 2,6 km, 28 pontos de controlo também colocados como no anterior percurso, apenas com mais mudanças de direcção. Neste par de percursos o participante opta por um ou outro, podendo contudo efectuar os 2.

Para os sócios do COC e habituais praticantes da modalidade, embora a sua tarefa e função neste dia seja acompanhar grupos e famílias, estará preparado o DESAFIO TOTAL com 4,2 km onde a escolhe de opções e a capacidade física serão postas à prova.

E porque temos deveres de cidadania e devemos levar a orientação a todos sem excepção, estará também preparado uma actividade de Trail O, toda ela em floresta, bem no meio da Mata de Marrazes. O convite fica para que todos, sem excepção, façam este percurso Trail O, com a sugestão de as famílias e os novos praticantes o fazerem apenas depois de concluído o ciclo dos 4 percursos, pela simples razão de que nessa fase terão já um conjunto de conhecimentos que lhes permitem entender a modalidade e apreciar a beleza de um percurso Trail O.

Programa

  • Inscrições para info@coc.pt até sexta-feira dia 20.04 ou no local
  • Concentração no Pavilhão gimnodesportivo de Marrazes
  • Partidas entre as 09h00 e as 11h30
  • Custo por pessoa 2 € (seguro incluído – apólice da Federação Portuguesa de Orientação em vigor)
  • O convite fica feito e o COC tudo fará para que seja uma manhã muita activa e Orientada.
  • Fica também o convite já para o próximo evento no dia 13 Maio – Dia nacional da Orientação na Marinha Grande.

 

Para mais informações e confirmações de presenças por favor contacte-nos através:
Gabinete de Comunicação do Clube de Orientação do Centro

Ricardo Serra // Jorge Silva
E-mail: media@coc.pt // info@coc.pt
Telemóvel: 917 802 151 // 963718928

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *