Home > Geral > COC vitorioso no POM

COC vitorioso no POM

Decorreu o 17º Portugal ‘O’ Meeting entre 18 e 21 de Fevereiro em Viseu/Sátão, organização a cargo do clube Ori-Estarreja, que como tem sido habitual brindou os atletas com uma boa organização e mapas muito desafiantes.

O Portugal ‘O’ Meeting é a maior prova realizada em Portugal, durante os 4 dias de competição contou com 1760 atletas, sendo 1200 atletas estrangeiros. O COC – Clube de Orientação do Centro esteve presente com 56 atletas sendo o clube mais numeroso do evento.

Tenda COC

Todos desfrutaram das montanhas com muitos detalhes rochosos e pormenores de relevo. Na Super Elite Masculina correram os 124 atletas melhor classificados no ranking mundial (world ranking event – WRE), tendo o COC colado dois atletas neste escalão: Joaquim Sousa e Paulo Franco.

O 1º dia começou com uma prova de Distância longa no mapa da Sra. do Crato. Na arena, o sol e a passagem dos melhores atletas no ponto espetadores proporcionaram bons momentos. À noite houve ainda uma etapa de sprint noturno pelas ruas da cidade de Viseu.

No 2º dia a prova decorreu no mesmo local, mas desta vez para fazer uma etapa de distância média num terreno com muitos elementos rochosos. À tarde foi proporcionado, nos arredores de Viseu, uma etapa de Trail-O, percurso preparado para atletas com deficiência.

No 3º dia o evento decorreu em Sátão, Sra. dos Caminhos para mais uma etapa de distância média, sendo esta a etapa que contou para o WRE, prova pontuável para o ranking mundial. Esta competição no escalão de Elite teve as partidas por ordem inversa da posição no ranking mundial, o que faz com que os melhores atletas do mundo arranquem todos no final, proporcionando um grande “espetáculo” na arena com os tempos a serem consecutivamente batidos.

No último dia de competição, novamente em Sátão Sra. dos Caminhos, realizou-se mais uma prova de distância longa. Mais uma vez as elites tiveram partidas diferentes, desta vez em Chasing Start – partidas separadas pela diferença dos tempos da soma das três etapas anteriores, sendo que assim o 1º atleta a terminar a prova é o grande vencedor.

Quanto aos resultados, é de salientar a Andreia Silva no escalão de Damas Elite que foi a melhor Portuguesa nos dois primeiros dias de competição, tendo conseguido ser na geral a 3ª melhor portuguesa. Joaquim Sousa também teve uma grande prestação nesta competição, sendo o melhor português em 3 etapas das 4 realizadas, afirmando-se como o melhor português em Super Elite e ficando na geral num óptimo 25 lugar.

Resultados de relevo do COC na prova:

  • Bernardo Filipe ficou em 4º lugar em H10
  • Tânia Olaio em 4º Lugar em M12
  • André Roberto em 4º lugar em H12
  • João Bernardino conquistou o 4ª lugar em M14
  • Edgar Domingues 3º Classificado em H21B
  • Em fácil curto Manuel Oliveira venceu

Na classificação por equipas deste Portugal ’O’ Meeting o COC foi o grande vencedor por uma margem 126,52 pontos para o 2º classificado, num conjunto de 333 equipas.

Já no próximo fim-de-semana o COC será o organizador da próxima prova da Taça de Portugal Pedestre na Marinha Grande. O evento conta também uma etapa a contar para o WRE pelo que contaremos com alguns dos melhores atletas da modalidade.

One thought on “COC vitorioso no POM

  1. Já vi que estivemos muito bem classificados neste evento, mas realmente o “prisma andante”, até que podia nos ter facilitado as coisas e trazer-nos os números dos “amigos”, para ficarmos ainda melhores classificados, eheheh…..e agora vamos arregaçar mangas e pôr mãos à obra na nossa prova para que tudo corra de bom agrado atodos os participantes. Bom trabalho para todos nós.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *