Home > Ori-Pedestre > COC no “O Festival” França 2011 em La Feclaz – I

COC no “O Festival” França 2011 em La Feclaz – I

Mapa Les Gouilles (trilha de Joaquim Sousa)

O COC está presente com uma comitiva de 20 atletas no O Festival ERDF Savoie Grand Revard que este ano se disputa na região dos Alpes Franceses, mais concretamente na região de La Feclaz.

Depois de cerca de 1.800 km de viagem, entre sexta e sábado foram chegando a La Feclaz local onde o COC vai permanecer até Sábado uns em tendas outros nas suas auto caravanas.

La Feclaz é uma estância de desportos de inverno inserida num parque natural situado a este de Chambery bem no alto dos Alpes Franceses. Imensos percursos pedestres, paisagens de encher a vista, vegetação verdejante a funcionar em pleno na produção do oxigénio.

Quanto ao terreno no que à Orientação diz respeito é diferente do que temos visto por essa Europa.

É tecnicamente difícil aconselhando a uma constante ligação do atleta ao mapa/terreno, ou seja, não é de todo recomendável progressão rápida para a zona do ponto de controlo em busca de um ponto de ataque.

A floresta apresenta uma visibilidade razoável, desnível significativo, poucos caminhos, muita pedra coberta por musgo, imensos troncos caídos pelo chão, estes dois últimos a agravar a dificuldade de progressão.

Curioso ver na floresta imensas pessoas a passo ou em corrida lenta, olhando em busca de referencias ou simplesmente a tentarem localizar-se, o que em alguns locais não se afigura tarefa fácil.

E foi neste terreno que ontem (13.08) se disputaram as qualificatórias de Média do WOC e hoje (14.08) se disputam as qualificatórias da Longa.

A primeira etapa do O Festival terminou, sem lesões de gravidade para nenhum COC. Apenas a registar o ataque que o Gildo sofreu de um exame de abelhas após ter pisado a colmeia.

Quanto a resultados aqui fica o LINK oficial da prova onde podem ver os brilharetes do pessoal. Mas esta é apenas a primeira de 6 etapas e aqui perder 10 ou 15 minutos num ponto não é apenas azar que possa acontecer aos inexperientes.

Nos próximos dias voltaremos aqui ao site deixando algumas noticias dos Alpes, alguns mapas e assim que possível também o link onde colocaremos algumas fotos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *