Home > Ori-Pedestre > COC na OOCUP 2011 em Lokve na Eslovénia

COC na OOCUP 2011 em Lokve na Eslovénia

Aproveitando as férias e os muitos eventos que por essa altura se vão realizando por essa Europa, 3 atletas do COC viajaram até á Eslovénia para participarem na conceituda OOCUP que se disputou entre 22 e 26 de Julho.

António Ferreira – H14, Cátia Marques – D21B e Hélder Ferreira – H40 viajaram de carro através da Europa na expectativa de voltarem a encontrar bons mapas e terrenos tecnicamente difíceis e muito desafiantes.



Helder Ferreira repete assim uma participação nesta prova. Tambem em 2009 e em 2010 vários atletas do COC marcaram presença neste evento, usufruindo de excelentes momentos de Orientação, mas onde curiosamente a logística é das mais leves e simples que se encontram em provas internacionais.

A intenção desta viagem era puder treinar neste tipo de mapas continentais, em que correr no relevo a meia encosta leva a melhorar técnicas de navegação e ganhar competências, aumentando o espírito de sacrifício na deslocação em terrenos com muita pedra e de difícil progressão.


O ideal seria termos ido uma semana antes e ter estado a treinar em mapas semelhantes para ganhar confiança, mas tal não foi possível por várias razões. Depois de uma cansativa viagem de 2 dias fechados dentro do carro, entramos directamente no mapa da 1ª etapa, cheios de garra e de uma forma muito agressiva. Como consequência desta “ousadia” os resultados da etapa foram menos bons. Com o decorrer da competição, as nossas prestações foram melhorando e quando acabamos o OOCUP estávamos prontos para começar tudo de novo e “certamente faríamos um grande campeonato!!!”

Ui Ui, como é que me vou safar? Não sei ler Esloveno!!!

Na memória ficam excelentes terrenos, mapas/terrenos diferentes dos que estamos habituados, percursos muito desafiantes e um evento a repetir. Para a histórica ficam os resultados e alguns imagens de mapas desta competição:

O António ficou em 12º nos 24 atletas presentes no seu escalão, melhorando sempre as suas prestações em cada etapa, respectivamente 19º,15º,14º,12º e 7º na derradeira jornada;

A Cátia acabou a competição em 5º dos 17 participantes, resultado interessante tendo em conta que esta atleta só tem um ano de experiência na modalidade (mas tem um treinador a tempo inteiro….)

O Hélder terminou em 19º no total de 30 atletas.

Na opinião de vários participantes com quem tivemos o privilégio de conversar, enquanto íamos divulgando o POM e o WRE do COC em Fevereiro póximo, esta terá sido a edição da OOCUP mais exigente de todas as já realizadas.

Como diz o António: ”já tenho saudades de navegar naquelas florestas” e ainda agora chegamos a Portugal.

Dentro de uma semana será a vez de mais um grupo de atletas do COC participarem num evento internacional, desta vez em França numa competição integrada no WOC – Campeonato do Mundo de Seniores, onde estarão os melhores dos melhores atletas mundiais da modalidade. Este grupo que vai competir no período da manhã, poderá no período da tarde assistir a este evento e apoiar o nosso atleta Paulo Franco que irá participar em representação da nossa Selecção Nacional de Orientação.

Para todos votos de boas etapas (ao que parece em terrenos também muito desafiantes) e para o nosso grande Paulo Franco um grande abraço e votos de excelentes prestações.

Texto e fotos de Helder Ferreira

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *