Home > Escola > A Orientação acompanha os jovens nas férias – II

A Orientação acompanha os jovens nas férias – II

No dia 18 deste mês, com o apoio do COC, realizou-se uma actividade de Orientação com o Lar Santa Isabel de Leiria.

O Professor João Reis do Lar Sta Isabel, contactou a Escola de Referência de Orientação do Agrupamento de Escolas Guilherme Stephens da Marinha Grande para fazer uma actividade de orientação com as jovens do Lar. O Professor João Reis sabendo da importância desta modalidade como instrumento valioso na formação dos jovens e no desenvolvimento de determinadas características, convidou-nos para fazermos um conjunto de sessões de orientação.

A Escola de Referência de Orientação do Agrupamento de Escolas Guilherme Stephens com o protocolo realizado com o Clube de Orientação do Centro disponibilizou-se para a realização de um conjunto de actividades. Esta primeira actividade pretendeu-se dar a conhecer a modalidade aos jovens, fazendo um conjunto de actividades no parque urbano Santo Agostinho. Estando previsto a seguir às férias de verão, em Setembro mais um conjunto de actividades realizadas na floresta.

Para além da habitual sessão teórica, as jovens fizeram exercícios de forma a por em prática as técnicas apreendidas. Realizaram vários percursos, terminando a actividade com uma partida em “mass start” que levou a empenho da maior parte dos jovens que aceleraram pelo jardim fora deixando as pessoas que ali passeavam espantandas de ver 13 jovens acelerando ao encontro de prismas laranjas espalhados no manto verde do jardim.

É gratificante ver jovens que já passaram por muitas dificuldades na vida, com sonhos e espectativas comprometidas, empenharem-se de alma e coração na actividade, esquecendo o seu mundo de dificuldades, libertando sorrisos genuinos sinceros e felizes, enquanto nos confidenciavam esperar novas oportunidades para voltarem a praticar actividades de orientação, desta vez na floresta.

Destacamos a simples mas brilhante iniciativa do Professor João Reis em levar a Orientação a estas jovens, bem como diversas outras actividades a este grupo de jovens cuja vida não tem sorrido como eles habitualmente sorriem para ela.

Quanto a nós COC, aguardamos ansiosamente por Setembro para termos a oportunidade de preparar para estes jovens mais Orientação.

One thought on “A Orientação acompanha os jovens nas férias – II

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *