RUI ANTUNES (COC) EM “CLINIC IOF ADVISERS” NO BRASIL, A CONVITE DA IOF

Rui Antunes, um dos sócios fundadores, atleta e cartógrafo do Clube de Orientação Centro (COC), esteve no Brasil, de 06 a 11 de Outubro, a convite da IOF (Federação Internacional de Orientação), a ministrar um “Clinic IOF Advisers” para os países da América Latina.

IOF

Este convite da IOF foi prestigiante para o Rui Antunes e também para o COC, que sempre incentivou e apoiou os seus associados relativamente à sua participação em cursos ministrados pela Federação Portuguesa de Orientação (FPO). Foi, precisamente, na sequência deste tipo de cursos e da utilização dada às competências neles adquiridas e desenvolvidas pelas respectivas aprendizagens, a par da experiência acomulada por Rui Antunes na supervisão de eventos competitivos de Orientação, que o seu nome, para este Clinic no Brasil, foi indicado à Federação Internacional de Orientação por David May, o IOF Adviser do WMOC 2008 (Campeonato do Mundo de Orientação Pedestre para Masters) em Portugal, com quem o Rui manteve uma ligação funcional de proximidade, devido às funções de responsável pela Cartografia que exerceu, de modo impecável, naquela edição do WMOC realizada no nosso país, de 28 Jun a 05 Jul 2008.

– – – – – – – – – –

A localização e calendário deste Clinic da IOF acabou por coincidir, quase na íntegra com o local e datas da Taça dos Países Latinos de Orientação Pedestre 2009, onde marcaram presença, com excelentes resultados, os nossos atletas Patrícia Casalinho e Tiago Romão, em representação da Selecção Nacional (ver artigo aqui), pelo que o Rui, a Patrícia e o Tiago, ainda que com missões diferentes, acabaram por se encontrar por várias vezes em Santa Cruz do Sul – RS.

Tiago Romão, Patrícia Casalinho e Rui Antunes na TPL 2009 de Orientação Pedestre

– – – – – – – – – –

Em nota lateral, relativamente à sua missão, Rui Antunes referiu-nos que teve a oportunidade de falar com o Director da Taça dos Países Latinos (Jose Angel Nieto Poblete, de Espanha), que lhe deu conta do esforço que está a ser feito no sentido de se tentar levar a Organização da Taça dos Países Latinos para aquele continente e de se prestigiar mais o evento. Segundo Jose Angel, esta não vai ser uma tarefa fácil, não só pelos custos de deslocação das selecções oriundas da Europa, mas também porque, naquele continente, o nível competitivo e o nível organizativo ainda têm um longo percurso de aprendizagem para percorrer.

– – – – – – – – – –

Artigo relacionado:

RUI ANTUNES MINISTRA CURSO IOF DE FORMAÇÃO DE SUPERVISORES NO BRASIL. In Orientovar.

– – – – – – – – – –

Artigo por Mário Santos

Uma Resposta

  1. ILCO Says:

    Peço desculpa mas há aqui um lapso o nome da figura é REI ANTUNES!!!

Deixe um comentário

Nota: A moderação de comentários está activa, o que vai atrasar a sua publicação. Não há necessidade de re-enviar o seu comentário.