Home > Geral > Ori Expectativa

Ori Expectativa

O COC respondeu favoravelmente ao pedido da Expectativa para que fosse preparada e montada uma actividade de Orientação para as crianças daquele ATL.

Preparada a actividade pela nossa sócia e atleta Cristiana Maranhão docente no IPL da modalidade de orientação na unidade curricular de desporto de natureza, na manhã de 10 de Setembro lá estava o COC muito orgulhosamente a apresentar a Orientação.

O Jardim Luis de Camões foi o local escolhido para o acolhimento das cerca de 28 crianças dos 8 aos 12 anos e onde após uma apresentação geral da modalidade foi realizado um pequeno percurso, sempre com as crianças acompanhadas por monitores do COC.

Conseguido com sucesso a conclusão deste pequeno percurso, a actividade teve seguimento então com um percurso mais longo e realizado entre o parque do avião e o jardim Luis de Camões.

Deixamos abaixo o texto que recebemos da Expectativa bem como as 3 fotografias que ilustram esta publicação.

“A manhã que organizaram para as crianças da Expectativa excedeu bastante aquilo que, tanto nós os adultos que estávamos a acompanhar o grupo, como as crianças, estávamos à espera.
A maioria das crianças desconhecia totalmente a existência deste desporto. Para os cativar, dissemos que era “uma espécie de caça ao tesouro”, actividade que conhecem bem e que costumam realizar na Expectativa.
Assim, devido à inexperiência das crianças, a primeira prova, realizada no Jardim Luís de Camões, e com o auxílio dos atletas do Clube de Orientação do Centro, foi essencial para o primeiro contacto com este desporto.
Seguiu-se uma prova mais séria no espaço desde o “Parque do Avião” até ao Jardim Luís de Camões.
Nesta prova, ainda que vigiadas por todos os adultos, as crianças deslocaram-se em pares, livremente, seguindo o mapa de orientação e marcando os pontos de controlo.
No final da manhã, tendo chegado o último par ao ponto de controlo final, todos se sentiam felizes e satisfeitos por terem experimentado uma modalidade que desconheciam. Muitas crianças ficaram desejosas de repetir a experiência e levaram para casa, essa vontade.
Gostaria de salientar o cuidado, atenção e profissionalismo de todos os representantes do Clube de Orientação do Centro, em todos os momentos da manhã. Sentimo-nos muito acolhidos e descontraídos para colocar qualquer dúvida que fosse surgindo.
Na Expectativa, sentimo-nos muito agradecidos por, desde o primeiro contacto, se terem disponibilizado prontamente a preparar esta actividade e sobretudo, por nos ajudarem a proporcionar uma experiência diferente às nossas crianças. A nossa gratidão é extensível à vossa colega que esteve “nos bastidores” e não esteve presente no dia 10 de Setembro.”

Texto de Leandra Lopes – ATL Expectativa

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *