Home > Clube > Winter O Camp 2017 em Penamacor

Winter O Camp 2017 em Penamacor

Entre 27 e 29 de Dezembro Terras de Lince recebeu o COC Winter O Camp, campo de treinos de inverno organizado pelo COC – Clube de Orientação do Centro em parceria com a Câmara Municipal, Junta de Freguesia de Penamacor e com o apoio dos Bombeiros Voluntários de Penamacor.

Pode ver fotos do Winter O Camp clicando aqui neste ALBUM

Pode visitar o site do Winter O Camp clicando AQUI 

O campo de treinos percorreu terrenos de características diversificadas do Concelho, entre terrenos abertos de fácil progressão, com arvoredo predominante de sobreiros, pequenos bosques de carvalhos, algumas zonas de eucalipto com pormenores rochosos até terreno com muito desnível, bastantes zonas de elementos rochosos e grandes maciços graníticos.

Cada dia foi constituído por vários exercícios de treino técnico no terreno, a que se seguiram sessões teóricas de análise e debate dos exercícios desenvolvidos, tendo ainda sido apresentado um trabalho sobre mapas e a recente actualização e uniformização dos critérios de cartografia, denominado ISOM 2017.

Reunião Técnica

Os participantes foram divididos em 3 grupos distintos, com exercício enquadrados no seu nível de aprendizagem e contaram sempre com o acompanhamento de monitores, que iam assim potenciando a aprendizagem no decorrer de cada actividade.

O campo de treinos encerrou na floresta na manhã de sexta-feira com 3 percursos formais, 1 adaptado a cada grupo, procurando assim que os participantes pusessem em prática alguns dos conhecimentos e técnicas abordadas nos anteriores exercícios.

Presente a selecção nacional Jovem e alguns Elites e um conjunto diversos de participantes num total de 86, onde se encontravam praticantes da modalidade, jovens e menos jovens que pretendiam aperfeiçoar o seu nível de conhecimentos ou se estavam a iniciar na Orientação, que aqui puderam conhecer melhor a modalidade, apreender novos conceitos de orientação, aplicar novas técnicas e conhecer novos e diferentes métodos de treino.

Selecção Nacional de Orientação Pedestre

Num balanço final desta primeira edição, os testemunhos recolhidos junto de participantes e entidades foi bastante positivo e motivador para futuras iniciativas, onde se pretende que a experiência organizativa agora vivida seja utilizada para incrementar o desafio e a satisfação dos participantes futuros.

O COC deixa um agradecimento publico à Câmara Municipal de Penamacor, à Junta de Freguesia de Penamacor, aos Bombeiros Voluntários de Penamacor, a todos quantos trabalharam para que este projecto tivesse sido concretizado e em particular a todos os participantes que foram e são a razão de ser de qualquer actividade.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *