Home > Ori-Pedestre > Clube de Orientação do Centro (COC) participou em mais um evento do Ranking Nacional de Orientação Pedestre

Clube de Orientação do Centro (COC) participou em mais um evento do Ranking Nacional de Orientação Pedestre

No passado fim-de-semana (8 e 9 de Novembro de 2008) decorreu mais um evento pontuável para o Ranking Nacional de Orientação Pedestre da época 2008/2009, desta vez na região de Coruche, mais propriamente na área contígua ao Açude da Agolada.

Imagem aérea do Açude da Agolada e de Coruche (Fonte: Google Earth)

O evento foi organizado pelo Clube de Orientação e Aventura, sob a supervisão da Federação Portuguesa de Orientação, e contou com duas provas, uma no sábado (Distância Longa) e outra no Domingo (Distância Média), com um total de 800 atletas inscritos nos dois dias, dos quais 70 foram do COC.

A prova de Distância Longa (13,3 Km para o escalão Homens Elite) foi traçada na zona a Norte do Açude da Agolada, num percurso pouco exigente tecnicamente e apelando, sobretudo, à capacidade física dos atletas, dadas as características do terreno (com ligeiro ondulado e vegetação pouco limitativa à progressão) que permitiram médias relativamente elevadas para os primeiros classificados.

Mapa de Sábado (Escalão Homens 45)

A prova de Distância Média (5,8 Km para o escalão Homens Elite) foi traçada na zona a Sul do Açude da Agolada, num percurso mais exigente do ponto de vista técnico e num terreno apelativo à prática da orientação, a permitir, igualmente, médias elevadas para os primeiros classificados nos vários escalões de competição.

Mapa de Domingo (Escalão Homens 45)

As condições meteorológicas, quer num dia, quer noutro, estiveram excelentes para a prática da modalidade, com muito sol e temperaturas amenas.

Em termos individuais, há a realçar as seguintes classificações de atletas do COC:

1ºs. Lugares

Luísa Mateus (Damas 45)

Isabel Monteiro (Damas 50)

Albano João (Homens 50)

2ºs. Lugares

Teresa Fernandes (Damas 21A)

Manuel Domingues (Homens 50)

3ºs. Lugares

Patrícia Casalinho (Damas Elite)

Joaquim Sousa (Homens Elite)

Anabela Vieito (Damas 35)

Maria Palmira (Damas 40)

Luís Tenreiro (Homens 40)

Mário Santos (Homens 45)

Rui Antunes (Homens 50)

São ainda de destacar as seguintes classificações: o 4º. Lugar de Andreia Silva (Damas Elite) e os 5ºs. Lugares de Catarina Ruivo (Damas Elite) e Tiago Romão (Homens Elite).

Em termos colectivos, o COC classificou-se em 1º. Lugar, num conjunto de 57 Equipas, seguindo-se o CPOC (Clube Português de Orientação e Corrida), que se classificou em 2º. Lugar, e o Ori-Estarreja, que se classificou em 3º. Lugar.

Apesar de o COC ter dominado nos escalões de Seniores e de Veteranos, as pontuações obtidas nos escalões de Jovens (os escalões onde o COC é mais vulnerável) acabaram por não permitir a vitória colectiva, facto que justifica plenamente a decisão estratégica adoptada pelo Clube, na época transacta, de apostar na formação de jovens, através da Escola de Orientação do COC.

Algumas fotografias do evento

Fotos da autoria de Joaquim Margarido, retiradas do seu blog Orientovar, em http://www.orientovar.blogspot.com/

Samuel Marto (nascido em 1999, a correr em Homens 13)

Patrícia Casalinho (Damas Elite)

Frederico Costa (Homens 21A)

Edgar Domingues (Homens 21B)

Helder Ferreira (Homens 35)

José Bernardo (Homens 40)

Jorge Oliveira – 1583 (Homens 40) e Mário Santos – 2553 (Homens 45)

[Editado, em 09 Dez 2008, para alterar a classificação colectiva que, por lapso da organização da prova, indicava o COC como 3º. classificado, quando na realidade o Clube ganhou colectivamente].

Artigo por Mário Santos

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *