Home > Geral > Estágio de preparação – Campeonatos Nacionais Longa e Sprint

Estágio de preparação – Campeonatos Nacionais Longa e Sprint

COC

André Esteves promove estágio de preparação para os Campeonatos Nacionais de Orientação em Distância Longa e Sprint que se disputarão em 16 e 17 de Maio.

Inserido no seu programa do Curso de Treinadores nível 1, André Esteves preparou um conjunto de 4 treinos.

IMG_20160429_225036IMG_20160429_225409

Para iniciar o estágio nada como começar com um treino nocturno de 4,2 km e com 10 pontos de controlo em Pedreanes Sul.

TreinoNocturno

Na manhã de sábado os participantes foram até ao T no norte de Pedreanes com o trabalho a incidir em 3 vertentes. 1º – Navegação em corredor; 2º Navegação por azimutes com o mapa “escondido” (este era um tipo de treino que a Andreia Silva “adorava”); 3º Escolha de pontos de ataque para abordagem ao ponto.

Pedreanes_Azimutes_PontosAtaque

Para a tarde de sábado elegeu-se o mapa do Facho com o trabalho a incidir nas pernadas longas. O objectivo era a análise da pernada e a tomada de decisão tomando em consideração a segurança na navegação, a rapidez na progressão e a melhor abordagem ao ponto.

Facho_PernadasLongas

Domingo fica reservado para o sprint, tendo o trabalho sido preparado para o mapa urbano da Marinha Grande. O objectivo passava pela memorização da pernada com a máxima certeza, evitando a continua análise do mapa com o consequente abrandamento da corrida. Memorizando a pernada e antecipando a seguinte pretende-se uma maior rapidez de progressão, resultando um melhor desempenho.

A colocação dos pontos no terreno esteve a cargo do André Esteves e do Rafael Lima, enquanto a sua recolha ia sendo dividida pelos participantes após o final do treino.

Cansativo, intenso mas muito interessante, diversificado e a pedir novas edições. Engraçado que treino a treino e à medida que se iam trabalhando diversas técnicas de navegação e abordagem aos pontos, íamos percebendo que entre todos existem bastantes lacunas tecnicas que só com este tipo de estágios se poderão melhorar.

Regista-se com algum desalento uma menor participação de sócios/atletas residentes nas imediações dos locais onde se realizaram os treinos. Há que tentar inverter esta situação para termos uma participação mais numerosa em próximas edições destes estágios de preparação e trabalho técnico.

Um agradecimento ao André Esteves  por esta sua iniciativa, agradecimento extensivo ao Rafael Lima pelo seu contributo na montagem dos pontos no terreno.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *