Home > Clube > Jovens do COC nos 5 dias de Espanha 2016

Jovens do COC nos 5 dias de Espanha 2016

TerrenoDay0

Um grupo de atletas do COC esteve presente nos 5 Dias de Espanha que correu entre os dias 2 a 6 de Julho, que se disputou no pinhal Soriano, cenário escolhido para a realização deste evento que juntou perto de 2.000 atletas.

Terrenos extremamente desafiantes, bastantes detalhes rochosos, numa floresta com pouca vegetação rasteira a permitir boa progressão em todas as direcções. Não são muitos os terrenos que conhecemos em Portugal com tão boas condições para a prática da Orientação. 

TerrenoDay0I

A organização primou pela eficácia, com pontos de controlo localizados em pontos bem evidentes evitando o factor sorte. Quanto aos percursos poderiam num ou noutro escalão ser um pouco mais conseguidos e com mais algum desafio.

BeaDay0I

A primeira etapa realizou-se no dia 2 de Julho em Navaleno. A prova deste dia foi uma prova de distância media em que o terreno tinha grandes encostas ingremes com poucas estradas, inúmeros afloramentos rochosos e vegetação rasteira. Sendo que foi um mapa rápido e técnico. Na parte da tarde do dia 2 decidimos ficar nas piscinas municipais de San Leonardo para relaxar.

Liane_Day0II

A segunda etapa, decorrida no dia 03 de Julho em San Leonardo, foi uma etapa de distância MUITO longa. Etapa esta digna de respeito pela sua exagerada dureza e elevada dificuldade técnica. Á tarde ficamos a descansar no pavilhão devido ao cansaço causado durante a prova da manhã.

W20_SprintFloresta
W16_SprintFloresta

No terceiro dia realizaram se duas etapas. De manhã fizemos um sprint de floresta no mapa de Playa Pita que tinha algumas zonas de verdes e elementos rochosos. E na parte da tarde fizemos um sprint na aldeia de Vinuesa. Entre as duas etapas tivemos tempo livre e aproveitamos para relaxar na Playa Pita onde também andamos numa gaivota a pedal.

M14_Day4_Longa

A quinta etapa, realizada em Covaleda, foi bastante fácil ao nível técnico. Grande número de áreas abertas e poucos elementos de possível perda de ritmo à excepção de alguns fossos e linhas de água, proporcionando uma rápida progressão. Desnível pouco acentuado. O período da tarde foi aproveitado para uma visita a laguna negra, situada no parque natural de sierra de urbión y laguna negra.

W16_Day4_Média

A sexta etapa, ou seja a última etapa dos 5 dias, esta realizada em Covaleda. Uma prova de distância média, que comparando com outras etapas realizadas esta apresentava menos declive, mas a nível dos afloramentos rochosos eram semelhantes ao das outras etapas. Da parte da tarde realizamos a viagem de regresso a casa.

SaraSprintUrbano

No final de cada etapa os jovens juntavam-se com 3 atletas mais experientes do COC (Rafael Lima, Isabel e Carlos Monteiro) para uma conversa técnica onde se abordavam diversos factores inerentes à Orientação, aos percursos em concreto identificando escolha de opções, pontos de ataque, azimutes e seu desvio propositado, falhas, incertezas e necessidades de melhoria, com vista à evolução técnica no que respeita à navegação.

LenaLimaDay5

No final, obtivemos um 2° lugar conquistado pelo Rodrigo Oliveira no escalão de H14 e guardamos para nós uma serie de recordações que fazem destes dias uma experiência inesquecível a repetir daqui a 2 anos.

RodrigoDay1

Um agradecimento dos Jovens e do COC ao Edgar (Pai da Liane Batista) que tirou 1 semana de férias e se disponibilizou para conduzir a viatura e assumir a liderança do grupo, aqui sempre muito e bem apoiado pelo Rafael Lima.

Grupo

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *