Home > Geral > I troféu Cuidad de Petrer | XIX Campeonato Ibérico | XVII Taça dos Países Latinos

I troféu Cuidad de Petrer | XIX Campeonato Ibérico | XVII Taça dos Países Latinos

No fim-de-semana de 17 a 18 de Setembro decorreu em Petrer, Espanha, o I troféu Cuidad de Petrer conjuntamente com o XIX Campeonato Ibérico e a XVII Taça dos Países Latinos.

Tendo como objectivo principal a manutenção do Clube de Orientação do Centro no primeiro lugar da Taça de Portugal de clubes, a nossa família fez-se representar neste evento por 18 atletas.O grupo partiu da cidade de Leiria por volta das 15 horas do dia 16 chegando a terras de nuestros hermanos às 3 horas do dia seguinte. Uma viagem longa e cansativa mas sempre animada.

A primeira etapa, no Sábado,  decorreu em Xorret de Catí, palco da Distância Média. O sentido de orientação não estava ainda apurado, aliado ao facto de a sinalização para o local de prova não ser a melhor, levou a que alguns dos nossos atletas partissem depois da sua hora marcada.

A caminho da prova distância média: enquanto estávamos perdidos fomos orientados por ciclistas, por homens de bigode e escoltados por motociclistas!

No local da prova foi no entanto, em conjunto com a organização, regularizada a situação e, apesar destes imprevistos, o terreno tipicamente mediterrâneo e com grande desnível, fez a delícia dos nossos atletas.

Não deixando tempo para folgar, à tarde dirigimo-nos para a cidade de Petrer para uma etapa de Sprint. Aqui a destreza e a escolha de opções dos nossos atletas foram determinantes, já que a zona antiga desta cidade mostrou ser excelente para a prática deste tipo de prova.

À noite, ao sabor da bela “Massa à COC”, convivemos e repousamos. No dia seguinte era novamente tempo de levantar cedo para mais uma etapa, desta feita a Distância Longa em Ermita de Catí. Orientamo-nos num terreno com 40% de floresta, 40% de área aberta e 20% de área de cultivo, com um óptimo traçado de percursos dando valor à boa escolha de itinerário de cada atleta.

Local do ultimo ponto da prova média e longa

Quanto aos resultados, de salientar o bom desempenho da Selecção Portuguesa que, com os atletas Vera Alvarez, Susana Alves, Joana Costa, Luís Silva, João Mega Figueiredo e Tiago Legal, elevaram as cores da bandeira nacional ao 2º lugar do pódio respeitante à Taça dos Países Latinos. Nesta competição estiveram presentes 8 países: Colômbia, Costa Rica, Espanha, Paraguai, Peru, Portugal, Roménia, Portugal e Uruguai. No final o 1º lugar foi conquistado pela selecção Espanhola.

No Campeonato Ibérico houve algumas alterações de regulamento na presente época desportiva, deixado de haver uma selecção nacional passando os atletas dos clubes a pontuarem simultaneamente para o seu país de origem. Desta forma, Espanha sagrou-se campeã Ibérica no escalão Homens e Mulheres, sendo Portugal vice-campeão ibérico.

Relativamente aos nossos atletas, Anabela Vieito e Joaquim Sousa sagraram-se Campeões Ibéricos nos escalões D40 e H40, respectivamente.

Nas Damas Elite, Catarina Ruivo subiu ao 3º lugar do pódio.

De salientar ainda os seguintes resultados de relevo:
H16 – Gabriel Brás e António Ferreira – 10º e 12º lugares, respectivamente.
D18 – Inês Domingues – 4º lugar
H20A – André Cardeira e Pedro Ramos – 12º e 14º lugares, respectivamente.
DElite – Andreia Silva – 5º lugar
HElite – Paulo Franco – 6º lugar
H35A – Tó Zé Silva – 11º lugar
H40 – Hélder Ferreira – 4º lugar
H45 – José Bolrão – 5º lugar
H55 – Carlos do Vale – 7º lugar

Devido aos diferentes escalões etários usados pelos 2 países, a nossa equipa de jovens era a mais “novinha” tendo sido prejudicada por ter participado nos escalões D/H 16. Ainda assim vai uma palavra de força para eles e em especial para os manos Sara e Pedro Roberto.

Ainda de referir que a prova de distância média era pontuável para o World Ranking Event. Neste evento, em DE, Catarina Ruivo ficou em 4º lugar e Andreia Silva em 9º lugar. Em HE Paulo Franco ficou em 6º lugar.

Depois deste conjunto de emoções foi hora de mais uma cansativa maratona de regresso a casa. No próximo fim-de-semana o COC estará presente no VIII Open CAOS, uma prova pontuável para a Taça de Portugal, Nível 2.

 

Anabela a controlar uma baliza

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *