Home > Ori-BTT > DANIEL MARQUES VOLTOU A BRILHAR NUMA PROVA DO RANKING MUNDIAL

DANIEL MARQUES VOLTOU A BRILHAR NUMA PROVA DO RANKING MUNDIAL

Realizou-se no passado fim-de-semana de 17 e 18 Abril de 2010, na Caranguejeira – Leiria, o IV Ori BTT do Centro.

A realização foi da responsabilidade do COC – Clube de Orientação do Centro (COC), sendo uma prova de Orientação em BTT composta por duas etapas, ambas pontuáveis para o Ranking Mundial da Modalidade (WRE).

O IV Ori-BTT do Centro ofereceu a possibilidade de disputar, no Sábado, uma prova de Distância Longa e, no Domingo, uma de Distância Média. O terreno não foi tão rápido como o esperado pois a chuva que se fez sentir nos últimos dias enlameou os caminhos, tornando-os mais lentos que o esperado. Também o desnível bastante acentuado, onde a destreza física associada à técnica apurada permitiu distinguir o melhor atleta para ultrapassar a rede de caminhos apresentada.

Sendo esta uma prova de cariz internacional, foi possível ter a presença dos melhores atletas do mundo na modalidade, existindo, no entanto, percursos adequados para todos os tipos de andamento e conhecimentos de Orientação. Estiveram presentes as Selecções Nacionais de França e da Finlândia, além de atletas de topo da Dinamarca, Espanha, Rússia, Republica Checa e Itália.

Mais uma vez o COC esteve ao seu melhor nível, tanto a nível organizativo, como a nível competitivo.

A nível organizativo e de acordo com testemunhos recolhidos, a prova não teve falhas. O terreno, a traçagem dos percursos [um ou outro escalão onde o andamento dos atletas ficou aquém do expectável, consequentemente com tempos dos vencedores(as) acima do indicado para ambas as etapas], a cartografia e todos os demais aspectos técnicos e logísticos estiveram dentro das expectativas dos participantes, organizadores e patrocinadores. Não podemos deixar de partilhar este sentimento de dever bem cumprido com a Associação de Pais da Escola EB 2/3, da Caranguejeira, personalizada na Sr.ª Zulmira Ferreira.

Foi mais um evento conseguido, que dignificou novamente a Orientação Portuguesa, a Freguesia da Caranguejeira, o Concelho de Leiria e particularmente o COC.

A nível competitivo, todos os louros vão direitinhos para o nosso atleta Daniel Marques que, no escalão Elite, venceu e convenceu.

Como todos sabem, durante os Campeonatos Nacionais realizados há três semanas, o Daniel Marques sofreu um grave acidente, levando 17 pontos nos dois braços. Este acidente impediu a normal preparação do atleta, que, entretanto e com a sua enorme fibra de campeão, procurou alternativas de preparação ao nível de musculação e treino “indoor”, apresentando-se nesta prova ao seu melhor nível. Estes resultados não permitiram melhorar o seu 19º Lugar no Ranking Mundial, mas permitiram-lhe somar pontos importantes e aproximar-se dos lugares cimeiros, os quais, na sua muito provável ida à Hungria, irá tentar alcançar.

Registamos, também, com natural orgulho e satisfação o nascimento do David, filho do Daniel e da Marisa Barroso, que no Domingo assistiu à subida do Papá Daniel ao lugar mais alto do podium.

Todos os amantes da modalidade estão com enorme expectativas para uma boa prestação da Selecção Portuguesa nos próximos Campeonatos do Mundo que se vão realizar em Portugal – Montalegre – no próximo mês de Julho (9 a 18).

Como corolário deste enorme evento temos ainda de destacar a vitória colectiva do COC, que venceu com 2073 pontos. Seguiram-se, em 2º Lugar, a selecção Finlandesa com 1993 pontos e, em 3º Lugar, a selecção Francesa com 1802 pontos. Foi, sem dúvida, um fim-de-semana em cheio para o COC.

A nível individual, os atletas do COC que mais se distinguiram foram os seguintes:

Daniel Marques – HE – 1º Lugar
Luísa Mateus – W45 – 1º Lugar
Albano João – H50 – 1º Lugar

Paulo Alípio – HE – 11º Lugar
Joel Morgado – HE – 17º Lugar
Luís Pires – HE – 19º Lugar
Guilherme Marques – HE – 23º Lugar
Rui Pires – HE – 32º Lugar
Daniel Silva – Formação M – 3º Lugar

O sucesso do IV Ori BTT do Centro só foi possível pelo inexcedível apoio de diversas entidades e pessoas anónimas, pelo que o COC agradece a todos esse apoio e enumera aqui as seguintes entidades: Federação Portuguesa de Orientação, Câmara Municipal de Leiria, Junta de Freguesia da Caranguejeira, Bombeiros Voluntários de Leiria, Inatel – Delegação Leiria, Corpo Nacional Escuteiros – Junta Regional de Leiria, Escola EB2/3 Dr. Correia Alexandre e a sua Associação de Pais, Valco, S.A. e Labaredas, Lda..

Restantes resultados em : http://www.coc.pt/eventos/17abr2010/pt/

Mais informações em: http://www.coc.pt.

Algumas fotografias do evento

(clicar nas imagens para ampliar)

– – – – – – – – – –

Artigo por Albano João
Edição web de Mário Santos

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *