Home > Clube > Orientação aconteceu na Sismaria Leiria

Orientação aconteceu na Sismaria Leiria

O céu azul e o frio marcaram presença na atividade de Orientação pedestre organizada pelo COC – Clube de Orientação do Centro.

A Sismaria-Leiria (espaço envolvente à sede do ACS na zona da Estação CP) foi o centro de mais uma atividade de iniciação e treino de Orientação pedestre, realizado na manhã solarenga, mas muito fria, de 17 de dezembro, no horário compreendido entre as 9h45 e as 11h15.

Esta terceira atividade, aberta a todos os que nela quiseram participar, contou com a presença de 32 participantes, 25 não sócios do clube, dos quais 8 eram crianças e jovens com idades até aos 14 anos.

Para o primeiro contacto estava preparado o percurso Amarelo, com 1.000 mts e 9 pontos de controlo, com os participantes a percorrerem as ruas da urbanização, tendo de decidir por qual dos lados do edifício deveriam progredir, avaliando a distância entre pontos e facilidade de interpretação do mapa/terreno.

Depois todos os participantes, tanto os mais jovens e adultos menos experientes, como os mais experientes, percorreram o percurso laranja, com 2.900 mts e 16 pontos de controle. Aproveitando uma zona com excelentes desafios para um percurso de orientação urbana, os participantes foram desafiados a fazerem uma cuidada análise ao mapa, identificação de cada local do terreno, para assim visitarem os 16 pontos de controle, percorrendo as múltiplas opções de percurso entre pontos.

 

Temos já agendado o próximo treino aberto para 07 de janeiro das 9.15h às 11.15h no Bairro do Capuchos em Leiria, sendo o local de encontro o parque de estacionamento da Escola dos Capuchos.

Coordenadas: 39.743360 -8.815147

Inscrição gratuita em

https://forms.gle/tAithpiAoVREh3ju7

A inscrição tem como finalidade garantir que teremos mapas impressos para todos os que quiserem aparecer, preferencialmente trazendo amigos e familiares.

Também em janeiro, mas no dia 20, está agendado mais um treino que será em dose dupla e aberto a todos os que nele pretendam participar, com a primeira sessão pelas 09h45 em Sismaria – Leiria, com o local de concentração a ser divulgado na página do Facebook do COC (junto à Igreja da Qtª Alçada), enquanto a segunda sessão em floresta, pelas 15h00 no pinhal em Pataias, uma zona muito desafiante para a Orientação.

Oportunamente abriremos inscrições para ambos os treinos do dia 20 de janeiro, floresta e urbano, para o qual iremos preparar percursos para uma primeira experiencia em floresta e outros para quem já tenha alguma e/ou muita experiencia e queira iniciar preparação para a nova época desportiva da modalidade.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *