Home > Clube > Alunos da José Saraiva em Prova de Orientação no RA4 – Leiria

Alunos da José Saraiva em Prova de Orientação no RA4 – Leiria

Alunos da José Saraiva em Prova de Orientação nos terrenos do Exército em parceria com COC.

Os mais de 150 alunos do 8º ano da Escola José Saraiva, Agrupamento de Escolas Domingos Sequeira, participaram, no passado dia 29, em várias provas de Orientação realizadas nos espaços do Regimento de Artilharia nº4, em colaboração com o Clube de Orientação do Centro ( COC).

Uma colaboração profícua entre o Clube de Orientação do Centro e os Professores de Educação Física da Escola José Saraiva permitiu que a manhã da 4ª feira tivesse sido uma grande aventura para as 54 equipas participantes, que puderam aplicar os seus conhecimentos num ambiente muito diferente do da Escola.

Foram realizados diversos tipos de desafios ao ar livre que permitiram a exercitação da mente e do corpo em uníssono, navegando entre pontos colocados nas mais diversas direções e de dificuldade variável. Com uma organização minuciosa, esta colaboração permitiu que os alunos experimentassem equipamentos profissionais que não estão acessíveis em ambiente escolar.

As equipas foram desafiadas a colocar em ação os mais diversos recursos, desde logo o espírito de trabalho em equipe, a colaboração e distribuição de tarefas. Foram estimuladas as competências de observação, de análise, a autonomia, a tomada de decisão, para além do desenvolvimento de grande parte das capacidades motoras.

Foi uma manhã muito ativa e de grande esforço por parte de todos. Tanto, que foi possível ouvir, por mais do que uma vez: “Devíamos fazer isto mais vezes, Professor(a)”.

O Grupo de Educação Física agradece a colaboração, o apoio e todo o cuidado por parte do Exército e do COC.

Texto do Grupo de Educação Física– EB 2/3 José Saraiva

Fotografias – Francisco Mendes

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *