Home > Escola > Escola volta à Arena do WORLD CUP 2000

Escola volta à Arena do WORLD CUP 2000

A mítica Arena da final round da World Cup 2000 em Pedreanes foi o local escolhido para a concentração e inicio da actividade que a Escola de Orientação do COC levou a efeito na gélida manhã deste Domingo 11 de Janeiro.
O frio que se tem feito sentir neste últimos dias terá contribuído para uma menor participação, mas ainda assim os cerca de 20 sócios que aproveitaram mais esta actividade do Clube, tiveram oportunidade de efectuar interessante trabalho técnico.
O Prof. Hélder Ferreira preparou 2 tipos de trabalho distinto, na linha do que vem fazendo e que permite bom aproveitamento aos participantes, independentemente do seu baixo, médio ou alto nível técnico.
Os menos experientes tinham um trabalho de leitura de relevo com mapa normal, numa zona completamente limpa de vegetação a proporcionar grande visibilidade, que conjugada com o facto de não haver cronometro a trabalhar, conferia a serenidade para tentar entrar na cabeça do cartógrafo e tentar ver com os seus olhos o mapa a 3 dimensões ou o terreno num só plano, ou seja no mapa.
Os mais experientes tinham um mapa só com curvas de nível para navegar, mas sob pressão da perseguição de um companheiro. Saindo aos pares, o atleta da frente saia com 10 segundos de vantagem e tinha 2 objectivos. Primeiro navegar directo ao ponto de controlo e depois correr na sua máxima velocidade tentando assim que o seu perseguidor não o alcançasse antes de chegados ao ponto de controlo. Por sua vez o perseguidor, apenas tinha que olhar para o perseguido, ignorando o mapa e tentar agarra-lo antes de chegados ao ponto de controlo. Interessante como quando pressionados, perdemos a capacidade de discernimento, o que equivale a dizer que se trata de uma valência que tem que ser muito trabalhada, o que entre nós não tem acontecido.
Por fim aqui fica a lista dos presentes que tiveram o privilégio de partir o gelo nas várias poças de água e foram sentindo o gelo a quebrar-se á medida que iam correndo pela floresta, tal era ai a camada de geada que cobria a floresta:
Hélder Ferreira, Isabel Monteiro, Carlos Monteiro, Manuel Domingues, Ricardo Oliveira, Inês Domingues, Cristiana Cunha, Anabela Vieito, André Cardeira, Diana Silva, Célia Faustino, Jorge Silva, To Zé Silva, Horácio Braz, António Bastos, Nuno Ferreira, José Bolrão e Fidel Conde um novo companheiro que entregando a sua proposta de sócio e inscrição na FPO é o mais recente sócio do COC engrossando a equipa no escalão H21B

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *