Escola de Orientação do COC Realizou Sessão de Trabalho Técnico

Na manhã radiosa de sol de 5 de Outubro, às 08h30 sob as instruções do Prof. Hélder Ferreira foram colocadas no terreno diversas estacas (pontos de controlo) que serviram de base a uma proveitosa manhã de trabalho técnico.

Importa aqui explicar que não é intenção a realização de treinos em sobreposição a provas oficiais dos calendários da FPO (provas pedestre). Contudo a SIMLIS SA havia convidado o COC a preparar uma actividade para os quadros de pessoal da empresa, ao que o COC entendeu aproveitar o trabalho e proporcionar aos seus sócios que não se deslocaram até S. Pedro do Sul, um treino técnico.

Coimbrão foi o local escolhido, até porque é em terrenos envolventes à ETAR Norte da Similis no Coimbrão, e as excelentes curvas de nível daquela região foram bem aproveitadas pela Escola de Orientação para trabalhar relevo e montar 2 percursos só com curvas de nível, sem esquecer a iniciação que também teve 2 pequenos e agradáveis percursos.

Para os mais carenciados deste tipo de trabalho, a zona é excelente pois permite uma fácil leitura do relevo, dado que este é bem pronunciado e o terreno apresenta excelente visibilidade.

Para os mais experientes é uma excelente oportunidade para aliarem este tipo de trabalho a um ritmo mais intenso de trabalho, procurando focar a sua atenção nos grandes detalhes, ignorando pormenores que habitualmente e em competição, fazem atrasar o ritmo de corrida com reflexos negativos no tempo da execução do percurso.

Lamentavelmente não foram muitos os que marcaram presença, mas numa leitura optimista diremos que 14 foram aqueles que estiveram lá e, durante cerca de 2 horas, sem bússola e apenas com o mapa só com curvas de nível conseguiram sucesso no trabalho desenvolvido.

Foi pena não terem estado presentes alguns dos nossos jovens que tanto precisam de trabalhar, talvez não se lembrando que sem trabalho dificilmente os resultados aparecem e que sem bases sólidas não é possível fazer treino mais avançado.

Fica a promessa de voltarmos a este mapa, onde nos propomos fazer, numa tarde de Sábado 1 treino similar ao de hoje (apenas curvas de nível e com 2 asas de borboleta), para depois e após escurecer com recurso ao frontal, voltarmos a repetir o treino.

Para registo final aqui ficam os nomes dos 14 magníficos:

Hélder Ferreira, Isabel Monteiro, Carlos Monteiro, Duarte Santo, To Zé Silva, Tiago Brito, Bolrão, Luís Monteiro, Rui Silva (novo sócio com 2ª presença em treinos), Rui Roberto e família

Deixe um comentário

Nota: A moderação de comentários está activa, o que vai atrasar a sua publicação. Não há necessidade de re-enviar o seu comentário.