Home > Ori-Pedestre > COC Campeão Nacional Absoluto em Femininos e Masculinos

COC Campeão Nacional Absoluto em Femininos e Masculinos

O COC sagrou-se este fim-de-semana Campeão Nacional Absoluto em Femininos e Masculinos e, simultaneamente, confirmou a conquista do Ranking Nacional de Clubes 2018 no ano do 20º aniversário.

O título por clubes obtido pelo somatório dos tempos dos 5 melhores atletas de cada final, foi disputado este domingo, depois das qualificatórias que se haviam realizado no Sábado e na qual se apuraram 50 femininas e 44 masculinos com o COC a ter nas finais 8 homens e 10 mulheres. Para as finais apuram-se no máximo 60 atletas de cada género, desde que façam no mínimo 60 pontos face ao melhor tempo da qualificatória.

O ranking nacional pedestre é obtido pelo somatório dos pontos conquistados ao longo da época 2018, contando os melhores 22 resultados de um total 26, tantos quantas as etapas que o constituem.

A organização do Campeonato Absoluto esteve a cargo da ADM – Associação Desportiva do Mondego em parceria com o Município da Figueira da Foz, Junta de Freguesia de Quiaios e Federação Portuguesa de Orientação, tendo-se disputado as 2 provas (qualificatórias e final) na mata nacional de Quiaios. Mérito para a ADM que, face a tanta adversidade (incêndios de 2017 e tempestade em 2018), presenteou os cerca de 450 participantes com um muito bom fim-de-semana de orientação, cheio de desafio técnico numa cada vez menor mancha de pinhal e muita emoção competitiva, onde o fair play também marcou presença (Cristina Estrela abandonou a competição para auxiliar um atleta em dificuldade).

Mas as emoções e o destaque não se ficam apenas pelos títulos colectivos e por quem pontuou para essas conquistas, pois individualmente e pelas subidas ao pódio merecem destaque o título de vice campeã nacional conquistado por Sara Roberto e o 3º lugar de Adelindina Lopes que havia sido vice campeã em 2017.

Voltando aos títulos colectivos no que às femininas diz respeito, pontuaram duas jovens Sara Roberto e Beatriz Esteves, uma sénior Patrícia Casalinho e duas veteranas Adelindina Lopes (que continua a competir na elite e com resultados de mérito) e Anabela Vieito. Nos masculinos pontuaram um jovem Rodrigo Oliveira, três seniores André Ramos, Gildo Silva e Paulo Franco e um veterano Celso Moiteiro.

Com esta prova encerrou-se a época oficial de Orientação Pedestre, com o COC a conquistar mais uma vez o Ranking Nacional de Clubes.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *