Home > Clube > Intercâmbio COC – Seleção Regional Jovem de Argóvia

Intercâmbio COC – Seleção Regional Jovem de Argóvia

Suiça&Portugal

Nos dias 9 e 10 de Abril de 2016, jovens atletas do COC integraram treinos do Estágio da Selecção Regional Jovem de Argóvia (em alemão: Aargau; cantão da Suiça).

Esta comitiva deslocou-se a Portugal para a preparação específica dos seus atletas em terrenos com as características dos mapas de Quiaios, Leirosa, Pedrógão e Dunas da Rainha entre outros.

Podem-se ver nos links abaixo imagens do mapas e percursos preparados pelos seleccionadores Suíços

http://sno.nu/doma/show_map.php?user=Jan&map=1640

http://sno.nu/doma/show_map.php?user=Jan&map=1634

http://sno.nu/doma/show_map.php?user=Jan&map=1637

http://sno.nu/doma/show_map.php?user=Jan&map=1636

http://sno.nu/doma/show_map.php?user=Jan&map=1639

http://sno.nu/doma/show_map.php?user=Jan&map=1638

http://sno.nu/doma/show_map.php?user=Jan&map=1635

Apesar de o estado de tempo se ter revelado mais alpino do que mediterrânico, o intercâmbio foi-se estabelecendo com base na linguagem universal da Orientação. Entre curvas de nível, pontos de cota, reentrâncias, limites de vegetação, árvores isoladas, clareiras e demais elementos característicos, não houve tempo a perder.

Refira-se também o derby Suíça – Portugal, jogado num relvado a preceito, com o resultado final de 1-0, em que se destacou a boa forma do veterano Paulo Olaio.

A titulo de encerramento, destaca-se o empurrão anímico e/ ou animado à viatura do COC, sem o qual não sairia do mapa…

Valeu a experiência, pela partilha de exercícios de treino já do conhecimento dos nossos jovens e pela vivência do espírito enérgico dos parceiros suíços.

Em jeito de perceber um pouco a dinâmica de trabalho desta selecção regional, estivemos um serão com Jerome Kaser (correu o nosso POM em 2010) que nos explicou alguns aspectos curiosos como:

  • Existem 7 selecções regionais na Suiça que trabalham com grupos de +/- 20 jovens;
  • Estes grupos são dinâmicos e existem critérios de avaliação, observação e aceitação para a entrada de novos jovens nestas selecções regionais, que habitualmente se mantêm ao longo de cada época;
  • Por norma as selecções regionais vão fazendo diversos fins de semana de estágio ao longo do ano, alguns aproveitando sexta ou a segunda feira. Pontualmente e como foi o caso, graças a um apoio extraordinário, decidiram estagiar 1 semana nos Campos de Treino do COC;
  • Os jovens destes selecções nacionais que mais se destacam (ao nível técnico, capacidade física, dedicação ao treino,  disciplinados e que fomentam o espirito de grupo) são os que ao longo da sua vida desportiva vão transitando para as selecções nacionais.

One thought on “Intercâmbio COC – Seleção Regional Jovem de Argóvia

  1. E assim se criam condições para a formação de atletas de excelência, com “cobertura de chocolate e cronometrados por ponteiros de relógios suiços…”!!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *