Home > Clube > Treinos de regresso à floresta

Treinos de regresso à floresta

Montando a actividade

Treino organizado pelo COC leva 71 participantes ao mapa das Dunas da Rainha.

Na zona onde em 2012 se disputou o XIII MOC WRE em que marcaram presença muitos dos melhores atletas mundiais (masculinos e femininos), na tarde de Sábado reuniram-se na floresta cerca de 7 dezenas de pessoas para participarem no treino de orientação pedestre.

Alegria no treino

O COC preparou 3 percursos, com graus de dificuldade técnica e física distintos, cada um destinado a uma população alvo e com objectivos distintos. Para o terreno foram 27 pontos de controlo a que se juntou o 200 o finish e a triologia clear, check e start.

INICIAÇÃO destinava-se aos participantes com poucos ou nenhuns conhecimentos da modalidade, com pontos de controlo em referencias lineares bem identificáveis, com ponto de controlo em quase todos os locais onde se tomava a decisão da mudança de direcção.

Iniciação

CONSOLIDAÇÃO convidava os que haviam terminado a iniciação e que queriam entrar 50 ou 100 mts na floresta, como que “largando” o caminho ou a referencia linear e navegando com recurso a outros elementos como a vegetação ou relevo de muito fácil leitura e visualização no terreno.

Consolidação

APERFEIÇOAMENTO visava brindar os que haviam ajudado a montar o treino, proporcionando-lhes 6,8 km com algumas desafiantes opções de itinerário para um distinto ponto de ataque e uma cuidada abordagem ao ponto de controlo.

Aperfeiçoamento

Curiosamente as Selecções Nacionais jovens estavam também a trabalhar no mesmo mapa um pouco mais a sul, mas os traçadores haviam preparado os respectivos percursos com um ponto das selecções muito perto de um ponto do APERFEIÇOAMENTO. Só quando descarregaram o SI Card é que alguns dos participantes no treino constataram que picaram a estação da selecção…

Gratificante ter 71 pessoas presentes, gratificante termos recebidos vários grupos que foram à floresta e viram Orientação pela primeira vez e gratificante também termos proporcionado aos nossos sócios e atletas mais experientes um percurso desafiante a deixar vontade de voltar tão breve quanto possível.

Dia 21 de Setembro às 17h00 no Largo do Papa em Leiria mais uma oportunidade para praticarem Orientação, desta vez em mapa Urbano.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *