Home > Grupo Alto Rendimento > ESTÁGIO 4 – Aperfeiçoamento na Gafanhoeira

ESTÁGIO 4 – Aperfeiçoamento na Gafanhoeira

Realizou-se no passado fim-de-semana 22 e 23 Janeiro 2011, mais um estágio de preparação para o Grupo de Alto Rendimento e Escolinhas do COC na vertente orientação pedestre.

Só as sapatilhas ficaram penduradas, o trabalho esse foi intenso.

Este estágio, a exemplos dos anteriores e futuros, teve como objectivo o aperfeiçoamento técnico dos nossos atletas mais “velhos”, de aprendizagem para os mais jovens, incremento e consolidação de espírito de grupo e preparação das próximas provas da Taça de Portugal, onde navegaremos  primordialmente estre bastantes pedras.

Este foi o 2º de seis estágios que vão ser realizados esta época de 2011 em parceria com o Ori Estarreja e o Gafanhori.

Desta vez a organização esteve a cargo do Gafanhori com toda a sua planificação e preparação dos percursos da responsabilidade do Tiago Aires.

O estágio começou no sábado de manhã no mapa das Bardeiras, com novo treino á tarde no mapa do Sabugueiro, ambas as sessões muito próximas de S. Pedro da Gafanhoeira (Arraiolos).

Palavras para que? Jovem é jovem sempre e perante qualquer temperatura!

Terminou no domingo com a presença dos atletas na prova de distância Ultra Longa no mapa de S. Bartolomeu do Outeiro (Viana do Alentejo – Évora), prova integrada no V Troféu Ori-Alentejo

Do COC além dos atletas do Grupo GAR e das Escolinhas, estiveram também presentes diversos atletas do clube, que aproveitaram estas actividades para aperfeiçoarem as suas técnicas. No total foram 29 os sócios e atletas do COC presentes. Dos restantes clubes parceiros estiveram 8 atletas do Ori Estarreja e 17 atletas do clube anfitrião.

O alojamento, em sistema de solo duro, foi assegurado na Sede da Sociedade de S. Pedro da Gafanhoeira. Serviu ainda para confeccionar o jantar de sábado, a tradicional e super saborosa massa á COC, uma oferta do clube aos seus atletas. As restantes refeições foram da responsabilidade de cada atleta.

A colocação dos pontos foi garantida pelo Gafanhori e o levantamento desses mesmos pontos teve a colaboração dos atletas do COC, do Ori Estarreja e dos atletas extra.

Aqui fica o programa oficial do estágio:

Dia 22

9.30 Horas – Chegada das comitivas a Bardeiras

10.00 Horas – Mapa das Bardeiras – Escala 1/10000 – Equidistância 5 m

Treino em duelo, que consistia em partir dois atletas ao mesmo tempo, de valia semelhante, que realizavam 3 pontos em cada duelo sendo que os dois primeiros tinham abordagem alternada. Quem chega-se primeiro ao ponto 3 ganhava o duelo. Foi repetida esta metodologia ao longo dos 8.4 km do percurso.

12.30 Horas – Almoço (Almoço livre)

15.00 Horas – Mapa do Sabugueiro – Escala 1/10000 – Equidistância 5 m

Treino de corredores. Para os mais jovens os corredores eram mais largos e para os experientes os corredores eram mais estreito.

19.30 Horas – Jantar (Massa á COC)

22.00 Horas – Dormir

Dia 23 Janeiro 2011

8.00 Horas – Pequeno-almoço.

10.00 horas – Mapa de S. Bartolomeu do Outeiro- Escala 1/10000 – Equidistância 5 m

Prova de distancia Ultra Longa, incluída no troféu Ori Alentejo.

Havia vários percursos á escolha de acordo com a capacidade física e técnica de cada participante.

Ver informações em:

http://orialentejo.webnode.pt/news/ultra-longa-portel/

Os resultados podem ser vistos em: http://www.orioasis.pt/oasis/results.php?eventid=1008&action=view_stages

13.00 Horas – Almoço (Almoço livre) e entrega prémios

13.30 Horas – Regresso a casa

Conclusão:

O estágio foi bem planeado, permitiu trabalhar em terrenos pouco habituais para os nossos atletas, o que agradou a todos os participantes e se enquadrou nos objectivos propostos.

Destacamos a presença dos jovens atletas da Escola COC que passo a passo vão trabalhando em prol da sua evolução técnica e melhorando os seus índices de confiança.

De louvar e elogiar, mais uma vez, o bom convívio entre todos os envolvidos neste estágio.

De referir ainda a mais-valia com a presença dos sócios do COC extra GAR.

Agradecemos ao Tiago Aires e a todos os intervenientes do Gafanhori envolvidos no planeamento e organização deste estágio.

O responsável do GAR

Albano João

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *