Home > Ori-Pedestre > 2º LUGAR PARA O COC NO MEETING INTERNACIONAL DE ARRAIOLOS 2010

2º LUGAR PARA O COC NO MEETING INTERNACIONAL DE ARRAIOLOS 2010

No passado fim-de-semana de 9 e 10 de Janeiro de 2010 decorreu, na região de Santana do Campo e de S. Pedro da Gafanhoeira, o Meeting Internacional de Arraiolos 2010, evento pontuável para o Ranking Nacional (Taça de Portugal) de Orientação Pedestre.

Uma das provas deste evento organizado pelo Gafanhori (Clube de Orientação da Gafanhoeira – Arraiolos), a prova de Distância Média, no Domingo, pontuou para o Ranking Internacional (World Ranking Event) da Federação Internacional de Orientação (IOF).

Em termos colectivos, o Clube de Orientação do Centro (COC) classificou-se em 2º lugar entre os 58 Clubes presentes no evento.

O Meeting Internacional de Arraiolos 2010 foi composto por 3 provas: uma de Distância Longa e uma de Sprint Urbano nocturno (prova aberta, não pontuável para a classificação final do evento ou para qualquer ranking), no sábado, e uma de Distância Média, no domingo. A prova de Distância Longa decorreu na zona de Santana do Campo, a prova de Sprint Urbano nocturno decorreu na vila de Arraiolos e a prova de Distância Média decorreu na zona de Barrocal (S. Pedro da Gafanhoeira).

– – –

Localização da prova de Distância Longa (Sábado)

Extracto do mapa da Prova de Distância Longa (Sábado)

– – –

Arraiolos

Vila de Arraiolos, palco do Sprint Urbano nocturno (imagem do Google Earth)

Extracto do mapa da Prova de Sprint nocturno (Sábado)

– – –

Localização da prova de Distância Média (Domingo)

Extracto do mapa da Prova de Distância Média (Domingo)

– – –

Dum modo geral, a área de montado alentejano onde decorreram as provas, apresentou zonas de visibilidade reduzida que alternaram com zonas abertas e imensos pormenores rochosos e detalhes de relevo. Os traçados dos percursos conseguiram associar a dificuldade técnica colocada pelos numerosos detalhes de relevo, à exigência física colocada pelo ondulado do terreno, muito saturado com a água da chuva que se fez sentir na semana que antecedeu o evento e no domingo, mas a grande dificuldade parece ter sido a adaptação à cartografia.

A avaliar pela generalidade dos tempos dos vencedores nos vários escalões, face às distâncias e ao facto de ser uma prova em montado alentejano, o grande obstáculo centrou-se na dificuldade de adaptação dos atletas ao critério utilizado na cartografia dos mapas, critério esse baseado numa simplificação das áreas de forma a que apenas os elementos significativos/úteis para a navegação apareçam no mapa. Se bem que essa simplificação possa não ter colocado grandes dificuldades ao longo das pernadas, já o mesmo não se pode dizer nas zonas dos Postos de Controlo, onde a simplificação da cartografia acabou por causar grandes problemas aos atletas, em particular nas zonas com muitos detalhes rochosos sem a respectiva correspondência no mapa.

Apesar do frio, no sábado a meteorologia ajudou, com um dia de céu pouco nublado ou limpo, mas no domingo o frio teve a companhia da chuva (“quase neve”) e do vento, criando dificuldades adicionais aos atletas e tornando os terrenos, já saturados de água, ainda mais “pesados” à progressão.

– – –

O COC participou com 58 atletas neste Meeting, havendo a destacar os seguintes resultados individuais:

1ºs Lugares

António Ferreira (H13)

Luísa Mateus (D45)

2ºs Lugares

Inês Domingues (D17)

Patrícia Casalinho (DE)

Fidel Conde (H21 B)

Albano João (H50)

Susana Domingos (Vet Fem B)

Isabel Monteiro (D50)

3ºs Lugares

Andreia Silva (DE)

Anabela Vieito (D40)

Carlos Monteiro (H50)

Na classificação geral, há ainda a destacar o 4º lugar de Catarina Ruivo em Damas Elite e o 5º lugar de Joaquim Sousa em Homens Elite.

Na prova WRE (World Ranking Event) há também a assinalar as classificações dos seguintes atletas do COC:

Andreia Silva, 2ª em Damas Elite

Catarina Ruivo, 4ª em Damas Elite

Patrícia Casalinho, 5ª em Damas Elite

Joaquim Sousa, 6º em Homens Elite

Celso Moiteiro, 7º em Homens Elite

Em termos colectivos, o COC classificou-se em 2º Lugar com 3375 pontos, atrás do Grupo Desportivo 4 Caminhos com 3530,4 pontos e à frente do ADFA com 3355,8 pontos.

Para aceder aos resultados através do OASIS, clicar aqui. Para aceder às listagens completas de resultados através do website do evento, clicar aqui.

– – – – – – – – – –

Algumas fotografias de atletas do COC

Para ver mais fotografias do evento, clicar aqui.

– – – – – – – – – –

Artigos relacionados (in Orientovar):

I MEETING INTERNACIONAL DE ARRAIOLOS: A ANTEVISÃO DE LUÍS SANTOS

I MEETING INTERNACIONAL DE ARRAIOLOS: VITÓRIAS DE TERO FOHR E MARIA SÁ

I MEETING INTERNACIONAL DE ARRAIOLOS: UMA NOITE INESQUECÍVEL

I MEETING INTERNACIONAL DE ARRAIOLOS: NO CAIR DO PANO

– – – – – – – – – –

Artigo por Mário Santos

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *