COC – 5 vitórias individuais e o 2º lugar colectivo no COT 11

Disputou-se este fim-de-semana, 8 e 9 de Janeiro, o I Coruche Orieentering Trophy, a primeira prova de orientação pedestre da época 2011 do calendário desportivo implementado pela FPO, que coincide com o calendário civil.

A organização ficou a cargo do COAC – Coruche Outdoor Adventure Club, que esteve em bom plano e ofereceu aos cerca de 600 atletas presentes um excelente fim-de-semana de Orientação.

Composto por 2 etapas, a prova decorreu sob tréguas do S. Pedro, em terrenos a norte de Coruche, que se apresentaram surpreendentemente pouco encharcados a proporcionar andamentos rápidos em ambas as etapas.

Mapa da média com percurso das Damas Elite

Sábado disputou-se a etapa de distância média no mapa da Lamarosa, tecnicamente acessível, com terreno a apresentar significativos detalhes de relevo, piso arenoso e vegetação onde predominava o pinheiro.

Aqui podemos visualizar as opções do Joaquim Sousa

Domingo foi dia de distância longa no mapa da Fajarda, em terreno menos acidentado, com menor visibilidade em algumas zonas e tecnicamente mais simples que o do dia anterior.

Mapa da longa com percurso da elite masculina

O COC, presente com 64 atletas, abriu com chave de ouro a época, com brilhantes resultados individuais e um não menos brilhante segundo lugar em termos colectivos com 3.334,3 pontos, a 233,3 pontos do ADFA que se sagrou vencedor e com 120,2 pontos de vantagem do GD4C, vencedor do ranking nacional da época passada.

Dupla que dispensa comentários

Ao nível das elites o COC colocou Joaquim Sousa 5º e Paulo Franco 7º no top 10 masculino e Andreia Silva 5ª, Catarina Ruivo 6ª e Patricia Casalinho 8ª no top 10 feminino

A prova contou com alguns atletas nórdicos e Espanhóis que, definitivamente, passaram a considerar Portugal como um dos seus destinos preferidos para a prática da modalidade, fruto da qualidade das organizações Portuguesas, dos nossos terrenos e dos nossos cartógrafos.

Com diversos atletas de elite masculina e feminina, foi interessante assistir à disputa da prova com passagem dos atletas pelos pontos de espectadores e acompanhar os seus desempenhos.

Aqui ficam os registos das classificações dos 3 primeiros dos restantes escalões

1º Classificados

Sara Roberto D13

Inês Domingues D17

Anabela Vieito D40

Luisa Mateus D45

Isabel Monteiro D50

2º Classificados

João Bernardino H13

Celso Moiteiro H21A

Rui Antunes H50

Palmira João D50

3º Classificados

António Ferreira H15

Cátia Marques D21B

Luis Tenreiro H40

Esta foi também a prova que marcou a despedida (por pouco tempo) da família Sacchetti que, por razões profissionais, vai partir para a China onde deverá permanecer cerca de 4 anos e a quem desejamos as maiores felicidades, muito sucesso profissional e pessoal e rápido regresso.

Raquel festejou no seio da familia COC o seu aniversário

4 Respostas

  1. ILIDIO Says:

    Envio à V/ consideração a minha frase para o concurso do FDS:

    “Qual é a pernada mais curta na Orientação?
    a que vai do simples desafio ao mais saudável dos vícios. “

  2. catarina Says:

    Parabéns por mais um belo desempenho do COC! Boa sorte aos 3 Sacchetti!! (tive de ir ver como se escrevia ihih)

  3. Raquel Sacchetti Says:

    Parabéns ao COC e a todos os seus atletas. Divirtam-se na florestas e deêm o máximo pelo nosso Clube.
    Volto a repetir, é um orgulho pertencer a esta Família COC.
    bjs de todos nós (mas eu amanhã ainda vou à Figueira. Agora é q é mesmo a última 😀 )obg Catarina 😉

  4. Mário Santos Says:

    Parabéns pelos resultados e pelo artigo!

    Um abraço,

    Mário

Deixe um comentário

Nota: A moderação de comentários está activa, o que vai atrasar a sua publicação. Não há necessidade de re-enviar o seu comentário.