Tripla actividade animou a tarde de Sábado

Foi bastante concorrida a tripla sessão de treino previamente agendada do Plano de Actividades do COC e publicada no site que decorreu no passado Sábado dia 13 de Novembro em Pedreanes.

A Escola de Orientação do COC juntou os Jovens COC e alunos do Colégio Nª SRª Fátima de Leiria.

Para os Jovens COC, já com nível técnico mais avançado, estava preparado um percurso com 2,3 km onde a navegação assentava na leitura do relevo. No final e em conversa que mantivemos com os jovens percebemos que estamos perante uma dificuldade comum a todos eles, nomeadamente a leitura e interpretação das curvas de nível versus visualização do relevo no terreno.  São excelentes indicações para o Prof. Helder Ferreira preparar as próximas sessões de trabalho.

Por via do protocolo do COC com o DE e na sequência da actividade da Escola do COC e da forte interligação entre Helder Ferreira e José Artur, estiveram alguns jovens alunos do Colégio Nª Sr.ª Fátima de Leiria, para quem estava preparado um percurso onde a navegação se fazia basicamente seguindo caminhos com um ou outro ponto num significativo detalhe de relevo, mas sempre com caminho à vista.

Para além dos alunos do Colégio também membros mais jovens do COC realizaram o seu treino neste percurso linear.

O Treino mensal para sócios e amigos COC estava também preparado, com a utilização de uma área das mais técnicas do mapa de Pedreanes a que chamamos “A nossa Suécia”.

Bons detalhes de micro relevo, por vezes muito similar, solo todo coberto por caruma, baixa visibilidade e com solo a obrigar a levantar os joelhos pelo facto de terem ficado no chão muitos ramos devido à limpeza e desbaste da floresta. Estes foram alguns dos ingredientes soberbamente utilizados pelo Mestre Rui Antunes na traçagem do percurso de 9,2 km com 25 pontos de controlo.

Para melhorar a qualidade do treino, foi utilizado o sistema electrónico, com previa colocação de 37 pontos assegurada por alguns voluntários e posteriormente recolhidos por muitos voluntários. Excelente indicador a motivar futuras utilizações do Sistema SI.

Para o histórico do COC fica o registo das presenças:

Jovens da Escola e o seu tempo no passeio pelo relevo da “Suécia”:

Gabriel Brás 27’33’’
Sara Barros 30’30’’
Pedro Roberto 32’32’’
António Ferreira 35’28’’
Francisco Bolrão 43’51’’

Alunos do Colégio e jovens COC que fizeram percurso de iniciação:

Gonçalo Gil

Vítor Cunha

Maria Gandara

Diogo Gandara

Tomas Carreira

Pedro Rodrigues

Luis Correia

Henrique Alípio

Bernardo Filipe

Sócios e Amigos COC que fizeram todo ou parte do percurso grande ou do percurso da Escola (relevo):

Cátia Marques

Cláudia Monteiro

Rosário Barros

Rui Roberto

Duarte Santo

Luis Monteiro

Celso Moiteiro

Edgar Domingos

Inês Domingos

Idílio Coelho

José Bolrão

André Cardeira

Raquel Sacchetti

Tiago Sacchetti

Catarina Ruivo

Isabel Monteiro

Carlos Monteiro

Ricardo Oliveira

Patrícia Casadinho

Manuel Domingues

Ricardo Oliveira

Anabela Vieito

José Artur

Paulo Alípio

Os comentários estão encerrados