Home > Geral > Campeonato Da Europa de Orientação de Precisão 2016

Campeonato Da Europa de Orientação de Precisão 2016

Inês Domingues_ETOC
Foto de Nuno Pires

Integrado no Campeonato da Europa de Orientação Pedestre (EOC’2016), decorreu entre os dias 24 a 28 de maio o Campeonato da Europa de Orientação de Precisão (ETOC’2016), na Republica Checa.
Os irmãos e atletas do COC, Egar e Inês Domingues estiveram presentes a representar Portugal, juntamente com Grigas Piteira, Joãso Pedro Valente, Luís Gonçalves e Nuno Pires.
Na primeira prova do ETOC’2016, a Estafeta de Trail-O, Inês, Grigas e Edgar conseguiram a melhor classificação para Portugal nesta disciplina, com um 4º lugar. Mais uma vez, no dia 25 de maio, Inês foi a melhor classificada entre os portugueses, conseguindo o apuramento para a final de TempO pelo seu 11º lugar.
Inês acha que as suas participações na seleção de Trail-O a “têm ajudado bastante a ganhar mais experiência e a evoluir como atleta. Nas provas internacionais deparamo-nos sempre com algo diferente, que nunca tínhamos visto, mais difícil e mais técnico, que nos permite aprender mais e progredir neste desporto.”
A atleta que foi motivada pela curiosidade para iniciar a prática desta disciplina, pois “não fazia ideia em que consistia este tipo de provas”, achando-a muito interessante porque “somos confrontados com os mais variados desafios que temos de tentar resolver de forma rápida e certeira, empregando todas as nossas capacidades e conhecimentos de técnica de orientação.”
Inês adora ter desafios difíceis para resolver e, o facto de praticar Orientação Pedestre há vários anos, ajuda-a bastante na interpretação mapa-terreno, facilitando assim a resolução dos problemas.
Quando está em prova, concentra-se apenas no mapa e no terreno, o resto passa-lhe “completamente despercebido”. A cada desafio tenta sempre, “em primeiro lugar, identificar todas as balizas e ler a sinalética. Depois é preciso ler o mapa e interpretar o terreno corretamente, de modo a encaixar as duas coisas. É importante ter atenção a todos os pormenores e à localização exata do centro do círculo. Depois, uso várias técnicas, as que forem adequadas ao desafio em questão, para chegar a uma conclusão.”

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *