II ORI-BTT do Centro - 6 e 7 Mar 2004

PROGRAMA

Sábado - 6 Março 2004

10H00 Abertura do Secretariado em Andam.
12H00 Partida dos primeiros participantes.

Domingo - 7 Março 2004
8H00 Abertura do Secretariado em Andam.
9H30 Partida dos primeiros participantes.
13H00 Cerimónia de entrega de prémios e encerramento (previsão).


Serviço de Bar

No centro do evento, junto ao secretariado, chegadas e banhos, a organização terá a funcionar, nos dois dias, um serviço de bar onde serão servidas sopas, bifanas, arroz doce e bebidas diversas incluindo café.

Tabela de Preços do Bar

PREÇO POR ARTIGO
Sopa e naco de broa : 1,50 Eur
Bifana : 2,00 Eur
Arroz doce COC : 1,00 Eur
Bebida (cerveja ou sumo) : 0,80 Eur
Café : 0,40 Eur

MENU COC : 5,00 Eur
Constituído por sopa e broa, bifana, arroz doce, uma bebida e café.


Categorias de competição


Juvenis Masc/Fem Nascidos em 1987 ou depois
Juniores Masc/Fem Nascidos entre 1984 e 1986
H21E*/H21A/D21E Nascidos entre 1970 e 1983
Veteranos Fem Nascidos em 1969 ou antes
Veteranos Masc I Nascidos entre 1960 e 1969
Veteranos Masc II Nascidos em 1959 ou antes
* Participação restrita a atletas federados

Categorias Abertas

Open Masc/Fem Qualquer idade, percursos de dificuldade média
Pares Equipas de 2 elementos de qualquer idade ou sexo
Passeio Qualquer idade ou sexo, com acompanhante (extra competição)


TAXAS DE INSCRIÇÃO (por etapa)

 
Federados FPO*
Não-federados FPO
Nascidos em 1984 e depois
2,50€
4,00€
Nascidos em 1983 e antes
4,00€
7,50€
Sócios do COC
Grátis
1,00€


* Acresce 1,00€/etapa no caso da inscrição na FPO não estar renovada.
Os valores indicados incluem o Seguro Desportivo.
Aluguer de SI Card - 1,50€ (para as 2 etapas)
Aluguer de Extensor SI - 0,50€ (para a 2 etapas - apenas categorias de competição)


INSCRIÇÕES


As inscrições deverão ser enviadas até 27 Fevereiro 2004. Após este prazo as taxas são agravadas em 100%, não havendo direito a lembrança do evento. A partir de 4 Fevereiro, as inscrições só serão aceites para categorias abertas e dependendo da disponibilidade de mapas.

Enviar inscrições para:
COC - Clube de Orientação do Centro
E-mail: 2ori-btt@coc.pt ou info@coc.pt
Fax: 244 831 772
Tlm: 914 764 932 / 917 645 378


PRÉMIOS E LEMBRANÇAS


Prémios para os 3 primeiros classificados de cada categoria (excepto passeio). Prémio para os 3 clubes mais pontuados. Lembranças só para os participantes inscritos até 27 Fevereiro. Prémios a sortear entre os praticantes presentes na cerimónia de entrega de prémios.


LOCALIZAÇÃO E DIRECÇÕES


A concentração para as provas decorrerá na povoação de Andam. Haverá sinalização (setas cor laranja e branco) desde a A8 (saída Pataias) e IC2 (saída Juncal). a partir da povoação do Juncal até ao local de concentração e secretariado da prova.


MAPA E TERRENO


Mapa à escala 1/20000, equidistância de 5 metros, edição de Janeiro 2004.
Terreno de relevo médio, razoável rede de caminhos de boa e média transitabilidade.


INFORMAÇÕES

Percurso de Passeio, apenas no 1º Dia

No 1º dia as partidas ficam a cerca de 3 km do secretariado sensivelmente a 10 minutos de bicicleta.

As chegadas ficam a cerca de 300 mts do secretariado, banhos e Bar /Centro do evento)

No 1º Dia haverá um ponto de espectadores devidamente sinalizado para os escalões com distâncias de 16.000 metros e mais.

No segundo dia, as partidas ficam a 300 metros do secretariado e das chegadas

Não haverá recolha de mapas em qualquer dos dias, pelo que se apela ao fair play dos atletas

Devido ás características do terreno, alguns caminhos que estão sinalizados no mapa como Bons e ou Regulares baseados na sua boa transitabilidade, poderão no entanto não serem facilmente identificados no terreno por estarem dissimulados devido á queda de caruma que os cobriu quase por completo.Aconselha-se por isso a todos os atletas que redobrem as atenções, sob pena de os ultrapassarem sem se aperceberem devido á velocidade de deslocação.

Chama-se a atenção para as estradas interditas.Qualquer atleta que for detectado a circular nas mesmas, será imediatamente desclassificado.

Outras estradas em que o transito for permitido, e apesar da circulação de veículos nas mesmas ser práticamente nula, aconselha-se o máximo de precaução.


OUTRAS INFORMAÇÕES

Estacionamento de automóveis junto ao local de concentração e recolha e guarda de chaves no Secretariado.
Serviço de bar com sopa, bifana e bebidas junto ao secretariado.
O percurso está balizado desde a linha de partida (recepção do mapa e início da prova) até ao triângulo (marcado no mapa) e materializado no terreno por uma baliza sem código nem picotador. Os pontos de controlo estão em suporte próprio para o efeito.
Os peitorais (colocados à frente) não podem ser dobrados ou cortados. Nas categorias de competição os SI Cards são fixados ao quadro da BTT através do extensor.
Primeiros socorros no local de chegada.
Duche quente para atletas e condições para lavagem simples das BTT.
Os resultados serão afixados em placares na zona do secretariado.
Todos os peitorais entregues aos participantes não federados, assim como SI Cards e extensores alugados devem ser devolvidos à Organização no final das provas.
Existe a possibilidade de pernoitar na zona da prova (solo duro). Para outras possibilidades de alojamento contactar a Câmara Municipal de Porto de Mós - Tel. 244 499 608.


REGULAMENTO GERAL DA PROVA

As inscrições deverão ser efectuadas dentro do prazo estabelecido.
Os participantes que se apresentarem na "Partida" depois da sua hora de partida, deverão partir após a indicação da organização, sujeitando-se à penalização do tempo que entretanto decorreu.
Constitui obrigação dos praticantes: a) ceder passagem a pedido de outro praticante sempre que o caminho não permita; b) Usar o capacete devidamente colocado durante todo o percurso; c) Manter o SI Card preso à bicicleta durante todo o percurso; d) "Descarregar" o SI Card na Chegada, mesmo que não conclua o percurso; e) Auxiliar qualquer praticante em caso de acidente, desde que as circunstâncias o justifiquem; f) Respeitar as áreas balizadas.
Constitui motivo de desclassificação de qualquer praticante: a) Circular de bicicleta fora das estradas, caminhos ou carreiros assinalados no mapa; b) Abandonar a BTT durante o percurso ou parte; c) Não executar o percurso pela ordem estabelecida; d) Perda do SI Card; e) Chegar para além do tempo limite para a execução da prova (3 horas); f) Provocar danos em áreas privadas ou cultivadas; g) Desrespeitar as normas gerais de protecção da floresta; h) Infringir outras regras estabelecidas pela organização.
O praticante pode deslocar-se nas estradas, caminhos ou carreiros levando consigo a bicicleta, e pode deslocar-se fora destes, desde que transporte a bicicleta com as rodas no ar.
São aplicáveis as normas gerais de circulação em bicicleta.
Os organizadores poderão estabelecer regras especiais, respeitando os regulamentos em vigor.
Qualquer acidente que ocorra durante a execução do percurso é da responsabilidade dos praticantes, em tudo o que exceda o risco coberto pelo Seguro Desportivo. Este seguro cobre os riscos resultantes do acidente sofrido durante a actividade, nas seguintes condições: a) Morte ou invalidez permanente - EUR 14.963,94; b) Despesas com socorros e tratamento EUR 2.493,99.


DIRECTOR DA PROVA - Carlos Monteiro/João Oliveira
TRAÇADOR DE PERCURSOS - Rui Antunes
Supervisor - Jorge Elias

 

APOIOS


Edifício dos Bombeiros Municipais de Leiria - Rua de Tomar
2400 Leiria - PORTUGAL Fax. 244 831 772 email: info@coc.pt