VI Ori-BTT – 17 e 18 de Setembro de 2016

RESULTADOS

FOTOS/VÍDEOS

MAPAS

  • HOMENS ELITE (CNDL)

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  • MARATONA GPS PERCURSO VERMELHO

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  • SENIORES MASCULINOS (CNE)

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RESCALDO

Equipa com mais títulos – BTTLOULÉ
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Campeões Nacionais Distância Longa Elite – Davide Machado (.COM) e Ana Filipa Silva (CPOC)

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Vencedor Maratona GPS Percurso Vermelho – Joel Morgado (COC)

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Campeões Nacionais Estafetas Seniores Masc – CP Abrunhos

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Campeões Nacionais Estafetas Seniores Fem – COC

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PARTIDAS

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Apresentação

Bem-vindos ao VI Ori-BTT do Centro!

O Clube de Orientação do Centro (COC) tem o prazer de organizar uma nova prova de Orientação em Btt.

Durante o evento será possível usufruir da natureza e da região conjugando lazer com a competição.

Contamos com a vossa presença!

Saudações desportivas,

Organização

COC – Clube de Orientação do Centro

Director da Prova: Marisa Barroso

Director Técnico: Daniel Marques

Supervisor: Carlos Ferreira

Cartografo: Alexandre Reis + Valdemar Sendim

Traçadores de Percursos: Daniel Marques

Webmaster: Paulo Franco

 

Programa

Segunda-feira, 5 Setembro – limite inscrições sem agravamento

Data limite para inscrições – sem agravamento. Após esta data, só serão aceites inscrições com agravamento.

 

Segunda-feira, 12 Setembro – limite inscrições em escalões de competição

Encerramento das inscrições para escalões de competição. Após esta data, só serão aceites inscrições em escalões abertos contudo dependentes da disponibilidade de mapas.

 

Dia 1 – Sábado, 17 de Setembro – Ferraria São João

11h00     Abertura do Secretariado, na Arena (Centro BTT Ferraria São João)

13h30     Primeira partida – Campeonato Nacional Distância Longa

18h30     Entrega de Prémios – Arena

20h00     Reunião Atletas para discutir RC2017 (solo duro)

 

Dia 2 – Domingo, 18 de Setembro – São João do Deserto

08h00     Abertura do Secretariado, na Arena (São João do Deserto)

09h00     Partida Campeonato Nacional Estafetas

09h30     Partida Maratona BTT GPS Ferraria São João – Percurso Vermelho

12h30      Entrega de Prémios – Arena

 

Informação Geral

A competição rege-se pelo Regulamento de Competições da FPO (época 2016). Perante qualquer caso omisso no regulamento da FPO será aplicado o regulamento da IOF.

Secretariado

  • Dia 1 – 17 de Setembro

11h00 às 19h00 na Arena.

 

  • Dia 2 – 18 de Setembro

08h00 às 13h00 na Arena.

Peitoral e Alteração de Dados

  • É obrigatório o uso do peitoral, próprio ou a levantar no secretariado.
  • Não será autorizada a partida/participação de atletas sem peitoral devidamente fixado, preferencialmente na frente da bicicleta ou no seu equipamento.
  • Alterações de dados têm obrigatoriamente de ser realizados antes da sua partida e oficializados no Secretariado.
  • Não serão autorizadas partidas de atletas, com alterações de dados, sem a devida validação no Secretariado.

Tempo de partida e tempo máximo de prova

Não haverá alterações na hora de partida no próprio dia em escalões de competição.

Tempo limite para cada percurso: 4 horas para a Distância Longa, 3 horas para a Estafeta (as 3 pernadas) e 3 horas para a Maratona BTT GPS.

 

Prémios

  • Prémio FPO para os 3 melhores classificados nos escalões de competição.
  • Troféu FPO para os clubes Campeões Nacionais
  • Prémios para os 3 primeiros da Maratona BTT GPS (masculinos e femininos)

 

Mapas (fair-play)

Não haverá recolha de mapas no final dos percursos. Por esse facto, apela-se ao fair-play de todos os participantes.

 

Sistema de Controlo Electrónico

  • SPORTident (SIAC Air+) será o sistema de controlo electrónico utilizado nesta prova.
  • Cada atleta ou equipa* leva, além do mapa, um chip de controlo electrónico – SI-Card
  • O atleta ou grupo* é responsável por efectuar correctamente o registo no seu SI-Card, devendo esperar o tempo necessário para obter a confirmação (flash e/ou sinal sonoro). No caso de falha do registo electrónico, mesmo que ele conste na estação de controlo (box) o atleta é desclassificado.
  • Os pontos terão que ser controlados pela ordem sequencial que foi definida pela organização.
  • No caso de falha do sistema SI-Card, o atleta deve validar a confirmação de presença no ponto picotando o mapa com o picotador respectivo, no espaço indicado no mapa para o efeito. Apenas são admitidas 3 (três) picotagens no mapa.
  • No caso de desaparecimento do ponto de controlo (suporte, box e baliza) ou de colocação comprovadamente errada (fora do local assinalado no mapa), o atleta deve continuar a sua prova normalmente (mesmo tendo perdido algum tempo na confirmação).

*para os escalões abertos

Arena

  • Partidas:
    • Dia 1 – 1500m de distância e 100m de subida (10-15 minutos de bicicleta)
    • Dia 2 – na arena
  • Chegadas – na arena.
  • Secretariado – a funcionar na arena de competição nos dois dias. Para quem desejar, as chaves de carro podem ser guardadas no Secretariado.
  • Banhos – no Pavilhão Gimnodesportivo da Aguda (solo duro), durante as 2 etapas.
  • Lavagem bicicletas – na zona da arena.
  • Babysitting – na arena.
  • Bar – Durante os 2 dias de evento na arena da prova, estará disponível serviço de bar e refeições rápidas.
  • Primeiros Socorros – em cada etapa estará montado um sistema de apoio e prestação de primeiros socorros. Mediante a verificação de cuidados acrescidos, será feita a evacuação e transporte para unidade de saúde identificada para o efeito.

 

Inscrições

Dados necessários para inscrição (individual ou clubes):

  • Primeiro e último nome dos participantes;
  • Ano de nascimento;
  • Nome do clube;
  • Nº de filiado na FPO ou para não filiados na FPO obrigatoriamente nº de BI ou nº Passaporte;
  • Nº de SI-Card
  • Classe ou percurso que pretende participar;
  • Indicação das etapas que pretende participar (caso não participe em todas);

Como fazer a inscrição: http://www.orioasis.pt/oasis/events.php?action=event_view_info&eventid=1524

  • Federados na FPO

As inscrições dos federados devem ser feitas online no sistema OriOasis, após login.

  • Não Federados na FPO

As inscrições de atletas não federados devem ser feitas também no OriOasis, sem necessidade de registo.

Qualquer esclarecimento poderá ser obtido através do e-mail: obttferraria@gmail.com.

 

Data limite de inscrição em escalões de competição – 12/09/2016

  • Último prazo para inscrições em todas as classes de competição (atletas federados na FPO ou em qualquer federação membro da IOF).
  • Após 12 de Setembro apenas serão aceites inscrição nas classes abertas, dependendo contudo da disponibilidade de mapas.

 

Escalões

  • Escalões de competição (Idades a 31 Dezembro de 2016)

Escalão

15 e menos                               H/D15

16 e 17                                     H/D17

18, 19 e 20                               H/D20

21 ou +                                     HE/DE

40 a 49                                     H/D40

50 a 59                                     H/D50

60 ou +                                     H/D60

Inscrições no Campeonato Nacional de Estafetas

As inscrições devem ser feitas também no OriOasis. O campo extra “Número equipa” deverá conter o número da equipa. O campo extra “Ordem de partida equipa”, deverá conter a ordem de partida do atleta na equipa, isto é 1, 2, ou 3.

 

Como pagar:

O pagamento das inscrições poderá ser efectuado por transferência bancária ou directamente no Secretariado em dinheiro.
De forma a facilitar o processo de acreditação, a Organização tem preferência que os pagamentos sejam feitos por transferência bancária.

 

Dados para pagamento:

Banco: Caixa Geral de Depósitos

Agência: Leiria – Marquês de Pombal
IBAN: PT50 0035 0394 00004000030 10

SWIFT CODE BIC: CGDIPTPL

Nome do Destinatário:
COC – Clube de Orientação do Centro

 

Processo de pagamento:

Para Inscrições Express do OriOasis (inscrições sem necessidade de registo de login no sistema), por favor coloque o Express Code no descritivo do pagamento.

Para pagamentos totais de clubes, indique sempre o nome clube no descritivo.
Para pagamentos parciais de clubes, indique nos comentários o clube e a lista de atletas a que se refere o pagamento, ou envie um email (info@coc.pt) à organização com a lista de atletas e o comprovativo da transferência.


Notas
: Para todas as inscrições pagas por transferência bancária, é necessário enviar comprovativo da operação para o email: info@coc.pt

Todas as despesas inerentes às transferências bancárias devem ser suportadas pelo ordenante. Se alguma despesa  referente às transferências bancárias for indevidamente cobrada à Organização, as mesmas serão pagas posteriormente pelos clubes ou atletas.

 

Alojamento

Solo Duro

O solo duro estará disponível no Pavilhão Gimnodesportivo da Aguda, das 18h de sábado, dia 17 de Setembro, até às 15h, de domingo, dia 18 de Setembro de 2016.

Os atletas deverão trazer saco-cama e colchão.

Este serviço de alojamento é disponibilizado gratuitamente aos participantes.

Faz-se um apelo ao civismo dos atletas para o rigoroso respeito pelo silêncio, regras de vivência neste tipo de espaço e extremo cuidado pelas regas de higiene em todo o espaço (pavilhão e sanitários).

É expressamente proibido a utilização de calçado de competição no interior do pavilhão, incluindo casas de banho.

 

Alojamento Local

Casas do Vale do Ninho- http://www.vn-nature.com/
Casa do Zé Sapateiro- http://www.casadozesapateiro.com/
Uma Casa Portuguesa – http://umacasaportuguesa.pt/
Casa Aldeia do Xisto – +351 919 676 727 casascruz1975@gmail.com

 

Sala para bicicletas

Haverá a possibilidade de guardar as bicicletas numa sala fechada disponível junto ao solo duro.

Localizações

 MAPA GERAL_PSEGURANÇA

 

 

Centro do Evento – Centro BTT Ferraria São João

Solo Duro – Pavilhão Gimnodesportivo da Aguda

Etapa 1 – Centro Btt Ferraria São João

Etapa 2 – São João do Deserto

Como chegar:

Seguir a sinalização da organização (setas laranja e brancas) a partir da estrada N110 (IC3).

 

Meia Maratona GPS

A 1ª Meia Maratona por GPS está inserida nos Campeonatos Nacionais de Orientação em BTT (distância longa e estafetas) e explora todo o potencial dos trilhos associados ao Centro de BTT de Ferraria de São João.

O percurso da prova decorrerá num terreno de alta montanha,  com uma floresta envolvente maioritariamente de eucaliptal,  por onde surge uma boa rede de caminhos que passam por pequenas Aldeias do Xisto.

Oferece um conjunto de paisagens incríveis que só são possíveis de alcançar num percursos com muito desnível. A destreza física associada à técnica apurada serão determinantes para ultrapassar  este desafio de exigência técnica e física média alta.

Não é obrigatório o uso de GPS, dado que o percurso tem marcação com placas nos cruzamentos, o percurso a seguir está identificado como vermelho 3. Podem descarregar o track GPS AQUI e usá-lo como meio auxiliar de navegação, será também dado um mapa orientação btt 1:20 000 com o percurso detalhado (ver imagem abaixo).

Ferraria_São João_MARATONA GPS VERMELHO 1

Localidade:
São João do Deserto (concelho de Penela)
Lat.: 39° 58′ 26.4″ N
Long.: 8° 19′ 26.724″ W

Preços:
Participação – 8€
As inscrição são feitas no site TRILHO PERDIDO.
No valor está incluído:
– Dorsal
– Cronometragem electrónica com 7 controlos intermédios
– Mapa Orientação 1:20 000 do percurso
– Seguro
– Banhos no centro BTT Ferraria
– Ponto de lavagem de bicicleta no centro BTT Ferraria
– Abastecimentos líquidos e sólidos
– Lembranças para todos os participantes
– Seguro de acidentes pessoais
– SPORTident  será usado como sistema de controlo electrónico utilizado nesta prova, haverá 7 controlos onde fica registado o tempo de passagem. O chip será dado aos atletas no secretariado e tem que ser devolvido no final da competição, em caso de perda ou não devolução será cobrado 30€.

Distâncias:
Meia-Maratona: 29Km – percurso com nível médio/alto – 1135D+
Ver percurso AQUI

Horários:
Janela de Partida entre as 9h30m e as 10h00m de domingo (18 setembro).

Prémios:
3 primeiros classificados masculinos e femininos e Prémio da Montanha.

Os atletas têm um START e um FINISH sendo que o tempo de prova será controlado electronicamente e os 3 melhores registos (masculinos e femininos) têm podio. Vai haver também um prémio da montanha – a subida mais dura da competição vai ser cronometrada e o melhor tempo será consagrado o rei da montanha, a subida tem 250D+ e 3 km de extensão (entre os 25 e 28 km da prova – parte final)

A competição rege-se pelo Regulamento de Competições da FPO (época 2016). Perante qualquer caso omisso no regulamento da FPO será aplicado o regulamento da IOF. Os atletas têm que respeitar o código da estrada.

Informações Técnicas

Mapa BTT Ferraria São João

Terreno de serra e de floresta (eucaliptal) com boa rede de caminhos e muito desnível. Existem também zonas de habitação (pequenas aldeias)

Percursos

1º Dia – Distância Longa (1:15 000 com equidistância a 10 metros)

2º Dia – Estafetas Sprint (1:7 500 com equidistância a 10 metros)

2º Dia – Maratona BTT (1:20 000 com equidistância a 10 metros)

 

ESTAFETAS A1

 

LONGA A1

 

Contactos

Esclarecimentos e outros pedidos devem ser enviados para:

E-mail: obttferraria@gmail.com

Telemóvel: 967817507 (Daniel Marques)

 

Apoios

 

Aldeias do Xisto

Câmara Municipal de Penela

A2Z Adventures

Associação Moradores Ferraria São João

Bombeiros Voluntários de Penela

Junta de Freguesia Cumieira

Junta de Freguesia Aguda

Associação Quinta das Pontes – Comunidade Socioterapeutica