Arquivo


COC venceu colectivamente o Portugal 'O' Meeting 2005

 

Entre 5 e 8 de Fevereiro de 2005, decorreu na região do Alto Tâmega e Barroso o Portugal 'O' Meeting 2005.

Considerado por muitos como um dos principais eventos nacionais de Orientação, atraindo inúmeros praticantes estrangeiros, o POM (sigla pela qual é conhecido entre praticantes e adeptos da modalidade) tornou-se já numa referência incontornável também em termos internacionais.

Este ano, a organização do Portugal 'O' Meeting esteve à responsabilidade de 2 Clubes, o Clube de Orientação do Minho (orientado sobretudo para a vertente técnica) e o Montes e Vales (orientado sobretudo para a vertente logística), sob a supervisão da Federação Portuguesa de Orientação.

Este grande evento é sempre constituído por 4 provas, que este ano tiveram a seguinte distribuição em termos geográficos:

05 Fev (Sáb) - Prova de Distância Média (Carvalhelhos - Boticas);
06 Fev (Dom) - Prova de Distância Longa (Salto - Montalegre);
07 Fev (Seg) - Prova de Distância Longa (Quinta do Rebentão - Chaves);
08 Fev (Ter) - Prova de Sprint Urbano (Chaves).

O POM 2005 teve ainda a particularidade de uma das suas provas (a prova de Prova de Distância Longa de 06 Fev) pontuar como World Ranking Event (WRE) para o Ranking da Federação Internacional de Orientação (IOF).

Apesar da época fria do ano (Inverno) e da localização geográfica bem no Norte de Portugal, o evento acabou por não ser prejudicado pelas condições meteorológicas, tendo predominado o céu limpo, isto apesar de no Domingo (06 Fev) a neve ter ainda ameaçado complicar as coisas para os participantes.

Em termos técnicos, os percursos traçados revelaram-se de dificuldade média, compatíveis com um evento desta natureza, havendo a destacar a componente física exigente ditada pelas características orográficas da região do Alto Tâmega e Barroso, nos 3 primeiros dias de prova, onde os declives efectivamente vencidos se revelaram, na maioria das vezes, superiores àqueles indicados pela organização. Refira-se ainda um aspecto relacionado com a chegada da prova pontuável para o WRE, no dia 06 Fev: se bem que bela e bem conseguida toda a envolvente da área da Chegada, a colocação do penúltimo Posto de Controlo, apelando à travessia do Ribeiro de água bem fria pelos atletas bem "quentes" no final das suas provas, talvez não tenha sido das melhores opções. Também na prova de Sprint urbano, a introdução no mapa de restrições na área da ponte sobre o Rio Tâmega (no seu lado Norte), poderá ter originado algumas alterações na verdade desportiva dos resultados de alguns escalões nesse dia.

O evento ficaria marcado pela anulação da prova do 2º. dia nos escalões Juniores Masculinos B, Damas 35 e Homens 45, em virtude da colocação em localização incorrecta de um dos Postos de Controlo.

Em termos logísticos, aconteceram também algumas situações dignas de reparo e a evitar num evento desta dimensão e categoria. Tais situações não tiveram a ver com a dispersão geográfica das provas, algo que foi bem superado pela organização, mas prenderam-se sobretudo com as condições de alojamento numa das noites, situação que foi corrigida no dia seguinte na sequência dos muitos reparos feitos pelos atletas.

Outro aspecto interessante e positivo foi o do fecho à circulação automóvel na cidade de Chaves, na área correspondente à utilizada pelos atletas na execução da prova de Sprint urbano.

O COC participou com 44 atletas (entre os cerca de 750 atletas presentes), havendo a realçar nesta comitiva a inclusão de 4 atletas juniores femininas vindas da Suécia (Helena Jansson, Pernilla Nilsson, Stina Banck e Anna Runesson) para participar neste evento e no Campo de Treinos de Orientação do COC, ao abrigo do intercâmbio entre Clubes (o COC irá enviar 5 atletas juniores - 3 masculinos e 2 femininos - à Suécia, de 01 a 10 Abr 2005, no âmbito deste Interchange). Estas atletas suecas acabariam por participar na categoria Damas 21 Elite, com excelentes resultados.

Em termos gerais, pelas classificações obtidas, destacaram-se o(a)s seguintes atletas:

Juvenis Fem
3º. Lugar - Catarina Ruivo

Juniores Fem
3º. Lugar - Patrícia Casalinho

Juniores Masc A
2º. Lugar - André Ramos
3º. Lugar - Pedro Duarte

Homens 21 Elite
5º. Lugar - Joaquim Sousa

Damas 21 Elite
1º. Lugar - Helena Jansson
3º. Lugar - Pernilla Nilsson
5º. Lugar - Stina Banck

Damas 35
1º. Lugar - Maria Palmira
2º. Lugar - Anabela Vieito

Damas 40
3º. Lugar - Isabel Monteiro

Colectivamente, o COC também não deixou os seus créditos por mãos alheias, vencendo o evento (entre as 130 Equipas presentes no POM 2005) no cômputo geral dos 4 dias. As 5 primeiras Equipas ficaram assim ordenadas:

1º. Lugar - COC (8867,6 pontos)
2º. Lugar - GD4C (7673,5 pontos)
3º. Lugar - CPOC (6924,9 pontos)
4º. Lugar - Ori-Estarreja (6619,4 pontos)
5º. Lugar - ADFA (5543,6 pontos)


Anabela Para o 200


André e Pedro podium Juniores


Catarina 3ª Juvenil


Helena e Isabel


Helena Jansson reforço do COC por via Intercâmbio


Helena, Pernilla e Stina, no podium Elite feminina pelo COC, fruto do Intercâmbio


Isabel 3ª D40


Joaquim Sousa 5º da geral em Elite Masculina


Palmira e Anabela no Podium D35


Patricia 3ª Junior


Patricia a controlar o 200


Pedro Duarte


Pernilla e Stina


Pernilla uma COC via intercambio


Podium colectivo do POM 2005 com o COC no lugar mais alto


Fantástica a foto da Stina Banck!

 



Edifício dos Bombeiros Municipais de Leiria - Rua de Tomar
2400 Leiria - PORTUGAL Fax. 244 831 772 email: info@coc.pt