Arquivo


Balanço do Norte Alentejano 'O' Meeting

 

Este Evento, constituído por 3 etapas (2 Diurnas e 1 Nocturna), foi organizado com êxito, pelo Clube Desportivo 4 Caminhos, que desta vez levou os cerca de 850 participantes (dos quais 290 eram estrangeiros) até Niza.

O COC (Clube de Orientação do Centro) mais uma vez participou na máxima força, levando 52 dos seus atletas a participar neste importante Evento.

No primeiro dia, disputou-se uma etapa de distância longa que contava para Taça de Portugal e em simultâneo também contava para o Ranking Mundial da modalidade nos escalões de Elite masculino e feminino.

O mapa usado nesta prova era novo e o terreno o típico montado alentejano onde abundam as florestas de sobreiro e azinheira, com algumas zonas de pedras e também algumas cercas que por vezes dificultavam a progressão dos atletas na sua transposição.
Em relação aos escalões de Elite, constatou-se no final aquilo que já todos anteviam ou seja, o domínio total por parte dos atletas de top mundial que nos visitaram.

Na Elite Masculina o primeiro foi o Norueguês - Anders Nordberg
o segundo foi o Búlgaro - Kiril Nikolov e o terceiro o Inglês Oli Johnson. Realce para o melhor português Tiago Aires, que se classificou num honroso 10º lugar. Uma palavra de incentivo também para o melhor atleta de Elite do COC que conseguiu neste escalão um 32º lugar entre 91 participantes.

Na Elite Feminina de novo domínio das estrangeiras com a Finlandesa Maria Rantala a ocupar o primeiro lugar do pódio, na segunda posição ficou outra finlandesa Riina Kuuselo e na terceira posição ficou a norueguesa Lene Moe. Aqui realce para a atleta portuguesa melhor classificada que foi Emília Silveira

A segunda etapa deste Evento, foi realizada na malha urbana de Niza e para além da vertente competitiva, teve também o aliciante de ser realizada durante a noite do dia 24, contribuindo desta forma para a divulgação da modalidade. De facto, foram muitos os habitantes que se colocaram ao longo das bermas das ruas de Niza curiosos com a passagem dos atletas uns a correr e outros em ritmo de passeio munidos de lanternas como suporte para a leitura dos mapas.

No final desta etapa, todos os que nela participaram foram presenteados pela autarquia com uma ceia excelentemente servida onde nada faltou tanto em quantidade como em qualidade.

A terceira e última etapa, esta de distância média, decorreu na manhã do dia 25 nas proximidades das termas da Fadagosa num mapa já usado anteriormente e como mandam as regras, num terreno um pouco mais técnico que o anterior de distancia longa.

Nos escalões de Elite, a prova foi mais uma vez dominada pelos atletas estrangeiros tendo em Elite masculinos triunfado o atleta norueguês Oystein Kvaal Osterbo seguido doutro Norueguês Lars Skeset e do Búlgaro Kiril Nikolov. De referir que o actual Campeão do Mundo desta distância também participou quedando-se pela 4ª posição e justificando no final que para isso contribuiu não só o valor dos adversários como também o seu actual menos bom momento de forma.

Na Elite Feminina durante muito tempo pensou-se que uma atleta portuguesa poderia ocupar um dos lugares do pódio. No entanto no final tal não se viria a verificar. Assim a classificação, foi : 1º lugar Riina Kuuselo da Finlândia, 2º lugar Aislinn Austin da Inglaterra e em 3º lugar Marianne Riddervol da Noruega. Imediatamente a seguir na quarta posição ficou a atleta portuguesa Raquel Costa.

Destaque para o facto de a Selecção Nacional da Noruega ter escolhido o Campo de Treinos do COC para entre os dias 28.02 e 04.03 aqui realizarem um estágio, onde esta época esteve também a Selecção Júnior da Alemanha.

Finalmente, realce para o habitual bom desempenho de todos os atletas do COC tanto a nível desportivo como social.
Pelos resultados desportivos subiram ao podium:

INÊS DOMINGUES – Infantis 1ª classificada
TIAGO ROMÃO – Juniores Masculinos (A) –1º classificado
ANABELA VIEITO – Damas 35 2ª classificada
LUISA MATEUS – Damas 45 2ª classificada
ISABEL MONTEIRO – Damas 40 3ª classificada
RUI ANTUNES – Homens 50 3º classificado

Destaque ainda para mais o primeiro lugar colectivo alcançado pelo COC num despique renhido até ao final com o CPOC que se quedou pela segunda posição a escassos 8 pontos .

Na terceira posição ficou o OriEstarreja, este já a uma distância pontual considerável.



Edifício dos Bombeiros Municipais de Leiria - Rua de Tomar
2400 Leiria - PORTUGAL Fax. 244 831 772 email: info@coc.pt