Arquivo


Daniel Marques e Tiago Romão Distinguidos Como Atletas do Ano

 

Tendo em conta as prestações e resultados desportivos da época 2007-2008, postura, atitude, Fair Play, colaboração com a Direcção, envolvimento no atingimento dos objectivos do Clube, a Direcção do COC – Clube de Orientação do Centro, decidiu distinguir os atletas Daniel Marques e Tiago Romão, atribuindo-lhe o título de Atletas do Ano, num ano recheado de excelentes prestações individuais e colectivas de todos os atletas do clube e de comportamento social dignificante para as cores do COC, o que dificultou a escolha.

As boas prestações de Daniel Marques, na vertente de Orientação em BTT, são mais que conhecidas, no entanto, na referida época o domínio foi absoluto tendo uma época próxima do perfeito! Foi o 1º classificado do ranking com o máximo de pontos possível 1100. Levou inclusive a que fosse necessário descartar provas com 100 pontos devido às regras de 70% das provas (100, 100, 99.7, 94.5 e 80.8 – esta última devido a problemas mecânicos). Foi Campeão Nacional nas 3 disciplinas disputadas: Estafetas, junto com Joel Morgado e Paulo Alípio – obtiveram 31 minutos de vantagem sobre os 2º classificados; Média – mais de 15 minutos de vantagem; e Longa – 11 minutos de vantagem. De notar que os títulos de campeões nacionais foram todos conquistados pelos atletas do COC: 1º Daniel Marques; 2º Paulo Alípio e 3º Joel Morgado (e sempre nesta ordem). Na luta directa com os melhores atletas mundiais da modalidade, na prova WRE, conseguiu um brilhante 2º lugar, ficando a 20 segundos (9 pontos) do 1º classificado Matthieu Barthelemy (9º do ranking mundial), à frente de nomes da Orientação em BTT como Beat Schaffner (2º do ranking mundial).

O BTT não foi no entanto a única disciplina em que Daniel esteve em destaque. Na orientação pedestre conseguiu o 11º lugar do ranking do escalão Elite, com 1260.9 pontos (Joaquim Sousa também do COC teve de amealhar 1596.9 pontos para arrecadar o 1º lugar). Nos Campeonatos Nacionais conseguiu o 14º lugar em Sprint, 21º na Distância Média e 16º na Longa.

O Daniel é uma pessoal humilde, que granjeia simpatias junto de todos os atletas e clubes da modalidade, sendo um exemplo nos planos desportivo e social para todos os nossos sócios.

O seu envolvimento com a Direcção é constante, nunca regateando esforços quando estes lhe são pedidos e o seu sentir a camisola do Clube é inquestionável, tendo inclusive dado excelente prova desse seu espírito COC no início da época agora finda.


O Tiago Romão é ainda um jovem atleta e uma das promessas da orientação pedestre portuguesa. Prova disso é a conquista do título de Campeão Nacional Absoluto, num terreno muito complicado onde a técnica de orientação é explorada ao máximo, na serra do Gerês. A salientar, ainda que, neste Campeonato, 4 jovens com menos de 18 anos conseguiram 4 dos 5 primeiros lugares da classificação, ficando separados por pouco mais de 2 minutos, o que demonstra a elevada competitividade existente no escalão de Juniores masculinos.

Tiago alcançou, igualmente, o 1º lugar do ranking neste escalão, com 1597.4 pontos, tendo menos de 50 pontos a separar os 4 primeiros classificados do ranking. Foi ainda Campeão Nacional de Sprint – 23 segundos de vantagem; 5º na Distância Média – a 3 minutos do 1; e 2º na Distância Longa – a 77 segundos do vencedor.

Mais uma vez, a prática de orientação não são os únicos atributos deste atleta. A organização de eventos de orientação, sempre com a introdução de conceitos interessantes tanto para os organizadores como para os atletas e onde impera a competição, o lazer e o convívio. A produção dos websites dos eventos do clube é outra das suas valências e pouco faltará para entrar no mundo da cartografia e produção de mapas.

Igualmente e tal como o Daniel, o Tiago é uma pessoa humilde, de grande carácter, sempre disponível para o trabalho em prol do COC e da modalidade, sendo, até agora, um exemplo de um atleta na verdadeira acepção da palavra.



Edifício dos Bombeiros Municipais de Leiria - Rua de Tomar
2400 Leiria - PORTUGAL Fax. 244 831 772 email: info@coc.pt