Home > Clube > Maio Orientado em Penamacor

Maio Orientado em Penamacor

Sementes lançadas pelo COC em Terras do Lince resultaram em diversas actividades durante o mês de Maio, nas quais a orientação esteve presente.

IV MARCHA NOTURNA EUROPE DIRECT – SOMOS TODO EUROPA

Teve lugar em Penamacor, no dia 11 de maio, a quarta edição da Marcha Noturna “Somos Todos Europa”. A iniciativa decorreu no âmbito das comemorações do Dia da Europa, que é assinalado a 9 de maio, contou com cerca de 300 participantes e passou por vários projetos na vila que tiveram financiamento europeu, com o objetivo de mostrar que a Europa está presente na vida dos cidadãos e de sensibilizar a comunidade local para os princípios fundamentais do projeto europeu. Assim de igual forma a Orientação tendo mapas financiados pela UE, participou com a entrega de uma Mapa com o desenho do percurso, e onde os pontos dos percursos foram alvo de intervenções.

Mapa com o percurso da Marcha Nocturna

III CONVIVIO CARDIO-SAUDÁVEL TRANSFRONTEIRIÇO – CORAÇÃO TERRAS DO LINCE EM MOVIMENTO

Portugueses e espanhóis construíram o terceiro Coração Terras do Lince em Movimento, no dia 15 de maio, em Penamacor, iniciativa que envolveu cerca de 700 pessoas. Esta foi apenas uma das actividades do programa do 3º Convívio Cardio-Saudável Transfronteiriço, que envolveu participantes de Penamacor, Valverde del Fresno e Eljas. O dia começou com um pequeno-almoço saudável, seguido da construção do coração gigante, que, este ano, teve a particularidade de criar um efeito semelhante ao batimento daquele órgão. Após a construção do coração, decorreu a caminhada “O Lince Mexe-se na Vila Madeiro”. Esta caminhada foi assinalada como se tratasse de uma prova de orientação. Assim todos os participantes utilizaram um mapa de Penamacor com 3 percursos para cada escalão de idade, nos quais teriam de validar pelos pontos a passarem.

V CAMINHADA SOLIDARIA LIGA AMIGOS DE PEDROGÃO DE S. PEDRO

A Caminhada Solidária “Sensações de Água” decorreu no dia 26 de maio e contou cerca de centena e meia de inscritos. Apesar de somente cerca de uma centena ter realizado a caminhada em Pedrógão de São Pedro, muitos mais quiseram contribuir para a causa, juntando-se depois na hora do almoço convívio. Recorde-se que os fundos recolhidos reverteram a favor da Liga dos Amigos de Pedrógão de São Pedro. A iniciativa teve o apoio da Câmara Municipal de Penamacor, da União de Freguesias de Pedrógão de São Pedro e Bemposta, do Clube de Orientação do Centro, da Junta de Freguesia de Penamacor, dos Bombeiros Voluntários do concelho e da EPAL. Esta foi a quinta edição do evento que promete ter sequência nos próximos anos.

Tratou-se de um ECO-EVENTO com MAPA dado que todos os participantes usaram o mesmo, para se irem situando ao longo do percurso pelas marcas numéricas e nos pontos alfabéticos era colocada uma questão relacionada com a água, para as quais tinham resposta múltipla, denominado PONTO DE DECISÂO.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *